Polícia agride e manifestantes hostilizam jornalistas da grande imprensa

Profissionais da imprensa que cobrem os protestos realizados neste sábado, 7 de setembro, encontraram dificuldades para desempenhar seu trabalho. O fotógrafo Ueslei Marcelino, da agência Reuters, foi ferido ao tentar fugir dos cães controlados pelo Choque nos arredores do estádio Mané Garrincha, em Brasília, onde Brasil e Austrália se enfrentam neste sábado (7). "Os policiais jogaram os cachorros em cima da imprensa, foi na maldade mesmo. Gritaram 'pega, pega'", afirmou o profissional ao site UOL.

Enquanto fotografavam e conversavam com Marcelino, repórteres e fotógrafos foram atacados com spray de pimenta por alguns policiais. Houve correria e bate-boca.

Leia também:
Brasileiros aproveitam feriado para se manifestar em todo o país
Manifestantes tentam chegar ao Estádio Mané Garrincha
 

Segundo Marcelino, os policiais o cercaram e o jogaram "de qualquer maneira" dentro de um carro do Choque, mesmo ele reclamando que estava com dor, pois suspeitava que tinha torcido o joelho ao correr, até a chegada da ambulância do Samu.

O fotógrafo foi levado de ambulância ao Hospital de Base onde fez um raio X, que não detectou fratura. Procurada, a PM nega que os policiais tenham ameaçado jornalistas com cães e afirma que o fotógrafo caiu sozinho.

O fotógrafo Fábio Braga, da Folha de S. Paulo foi atacado por cachorros da PM, mas não ficou ferido.

De acordo com a Mídia Ninja, Matias Maxx, cinegrafista e um dos editores da revista em quadrinhos Tarja Preta, foi detido após repressão truculenta da Polícia Militar com bombas de efeito moral e tasers no Rio de Janeiro.

Hostilidade a jornalistas

Mais cedo, também em Brasília, integrantes do grupo 'black blocs' ameaçaram repórteres da Folha que acompanhavam ações promovidas pelos manifestantes contra concessionárias de automóveis. Poucos antes, o grupo havia tentado entrar em um prédio da TV Globo, e foram dispersados pela polícia.

No Rio, uma equipe da TV Globo foi hostilizada por manifestantes. Segundo informações da Agência Brasil, integrantes do "Black Blocks" começaram a perseguir um repórter, ameaçando-o com empurrões e palavrões. Ele foi atingido na cabeça por algum objeto contendo tinta vermelha. O trabalhador foi escoltado por integrantes do Instituto de Desenvolvimento de Direitos Humanos (IDDH) até uma viatura da Polícia Militar, que o retirou do local.

Em Manaus, um homem de 20 anos foi detido após agredir a repórter Izinha Toscano, do Portal Amazônia, durante protesto. A jornalista foi atingida com três socos nas costas quando tentava registrar o momento em que a polícia revistava a bolsa de manifestantes.

Da Redação do Vermelho,
com agências

*Texto alterado às 17h38 para acréscimo de informações