Nas eleições 2014, 374 cidades já terão identificação biométrica

O cadastramento biométrico está sendo feito desde 2010 para que eleitores possam ser identificados pelas digitais na hora de votar. Dessa maneira, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) espera realizar de maneira mais segura o processo eleitoral, já que confirma com mais precisão a identidade dos eleitores.

Biometria

 Para as eleições de 2014, 11 cidades no estado de São Paulo já usarão a biometria nas eleições Águas de São Pedro, Analândia, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina, Louveira, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra, São Pedro, Vinhedo e Embu das Artes. O recadastramento nestas cidades é obrigatório e deve ser agendado pelo site do TSE ou por telefone. Após agendar, o eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral de seu município com a identidade, título de eleitor, e comprovante de residência atualizado. No país inteiro, para a eleição de 2014, 374 cidades em todo o país contarão com a biometria.

São Paulo, Osasco e São Bernardo do Campo são cidades que já estão com a possibilidade do recadastramento aberta, mas ainda não obrigatória, e o reconhecimento pela biometria não valerá para as eleições do ano que vem. O recadastramento passou a ser feito nas eleições municipais de 2008, em três cidades de estados diferentes: Colorado do Oeste (RO), Fátima do Sul (MS) e São João Batista (SC), totalizando 40 mil eleitores recadastrados.

Nas eleições de 2012, cerca de 7,7 milhões de eleitores, em 299 municípios de 24 estados, já votaram biometricamente. E em 2013 a Justiça Eleitoral iniciou a terceira etapa para a identificação biométrica, com foco nas eleições de 2014. Até agora, há cerca de 13,5 milhões de eleitores já recadastrados em todo o país.

A expectativa é que, para 2014, cerca de 22 milhões de eleitores já estejam com suas digitais nos bancos de dados da Justiça Eleitoral, e que em 2018 todos os eleitores brasileiros já usem da biometria para votar.

Segundo o TSE, a possibilidade da não identificação de eleitores devidamente cadastrados é mínima, já que as dez digitais são colhidas nos cartórios eleitorais no momento do recadastramento. No Brasil, a emissão de passaportes, de carteiras de identidade e cadastros das Polícias Civil e Federal contam com sistemas biométricos de identificação.

Para verificar o processo de recadastramento em cada cidade do país, acesse o site do TSE.

Fonte: Rede Brasil Atual