Parada da Diversidade promete reunir 600 mil pessoas em Recife

Neste domingo (15), o público LGBT (Lésbicas, Gays, Bisexuais, Travestis e Transsexuais) de Pernambuco se reunirá, a partir das 9h, em frente ao Parque Dona Lindú, na avenida Boa Viagem, Zona Sul do Recife, para participar da 12ª edição da Parada da Diversidade, que este ano tem como tema “Felicidade é Coisa Séria! Nossa Luta é Por Respeito e Dignidade”. A expectativa é de que 600 mil pessoas compareçam ao evento.

A festa vai contar com várias atrações, entre elas a cantora Gaby Amarantos, que realiza a abertura do evento, por volta do meio-dia, no palco do Dona Lindu, orquestras de frevo, bonecos de Olinda, passistas e 13 trios elétricos que vão percorrer toda a avenida Boa Viagem, levando bandas, DJs, artistas locais e celebridades. Os destaques ficam por conta dos trios da boate Metrópole, com mais de 10 apresentações, e do Fórum LGBT de Pernambuco, que vai trazer os shows do conjunto Damas de Jorge e da cantora Jaina Elner, além dos discursos políticos e engajados que serão proferidos por representantes do órgão durante todo o trajeto, cerca de cinco quilômetros.

Diego Nigro/Arquivo Folha de Pernambuco
Doze trios agitarão o evento no bairro de Boa Viagem
Para a empresária e considerada madrinha da comunidade LGBT em Pernambuco, Maria do Céu, o evento é de suma importância para combater qualquer tipo de exclusão, principalmente depois que o Congresso Nacional votou um projeto intitulado ‘cura gay’, que, segundo ela, “tentou tratar os homossexuais como doentes”. “Temos que combater a exclusão social; não podemos descriminar uma pessoa por sua orientação sexual. O intuito é brincar com alegria e levar o sorriso às ruas”, disse.

O percurso será o mesmo do ano passado, com concentração no Parque Dona Lindu e dispersão, às 17h30, em frente à Padaria Boa Viagem, próximo à rua Dona Benvinda de Farias. O esquema de segurança e o número de ruas que sofrerão bloqueios ainda não foram divulgados.

Confira a programação completa:

Fonte Folha de PE