Assange participa de seminário em S. Paulo por videoconferência

Na quarta-feira (18), a Secretaria Municipal de Cultura de S. Paulo e a Boitempo Editorial realizam o Seminário "Liberdade, Privacidade e o Futuro da Internet", que terá entre os participantes Julian Assange, fundador do Wikileaks e autor do livro "Cypherpunks: Liberdade e o Futuro da Internet", que participará diretamente da embaixada do Equador, em Londres, onde vive sob asilo político. A entrada é gratuita.

O evento também contará com participações presenciais de ativistas e especialistas em tecnologia e navegação na rede.

Os Ingressos para a videoconferência com Assange serão entregues durante as atividades da tarde. Os restantes serão distribuídos a partir das 18h30.

Abaixo, a programação:

14h – Mesa 1: Arquitetura e governança da Internet: – como funciona a rede, quem controla o tráfego dos nossos dados e quem define suas regras de funcionamento
Debatedores: Sérgio Amadeu – Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e professor da Universidade Federal do ABC. É pesquisador das relações entre comunicação e tecnologia, práticas colaborativas na Internet e a teoria da propriedade dos bens imateriais e Maria Tereza Carvalho – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

16h – Mesa 2: Vigilância e privacidade na rede: como garantir a privacidade em um cenário de vigilância e os impactos para a cultura digital
Debatedores: Silvio Rhatto – Pesquisador independente de tecnologias digitais de armazenamento e transmissão segura de dados; Marta Kanashiro, pesquisadora do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) e professora plena do Programa de Pós-Graduação em Divulgação Científica e Cultural do Labjor e Gisele Beiguelman, Professora da FAU-USP, midiartista e curadora. Pesquisadora na área de História da Arte sobre usos críticos de mídias e editora da Revista Select.

19h30 – Mesa 3: Videoconferência com Julian Assange, fundador do Wikileaks e lançamento do livro Cypherpunks: Liberdade e o futuro da internet
Com participação de Natalia Viana, parceira do Wikileaks no Brasil e coordenadora da Agência Pública de Jornalismo Investigativo e Juca Ferreira, secretário municipal de Cultura.

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo

(foto: Agência EFE)