Gilvan Paiva: Nossa meta é efetivar políticas públicas do Esporte

Parlamentares, servidores, amigos, familiares, colegas de partido, representantes de entidades ligadas ao esporte cearense. O auditório Blachard Girão ficou lotado, na tarde desta quinta-feira (12), para prestigiar a transmissão de cargo para o novo titular da Secretaria do Esporte do Ceará (Sesporte). Gilvan Paiva assumiu a pasta destacando a responsabilidade do cargo e os desafios que, com diálogo, buscará superar.

O ex-secretário Gony Arruda, ressaltou a alegria de passar o cargo para Gilvan Paiva. “Confiamos e acreditamos em seu trabalho, pessoa que tem histórico de luta pelo Esporte”, ratificou. O deputado estadual destacou a exitosa atuação de Gilvan quando Secretário de Esporte e Lazer de Sobral. “Sua gestão foi exemplo ao introduzir políticas públicas na região”.

Gony também falou da “consciência social” do atual secretário e do PCdoB, partido do qual Gilvan Paiva faz parte. “O PCdoB é um partido aliado, que sempre esteve ao lado dos grandes projetos para o Ceará”, ratificou. O parlamentar destacou ainda a “gratidão” que tem pelo senador Inácio Arruda, pelos deputados federais Chico Lopes e João Ananias, além do atual vereador Evaldo Lima, que foi secretário de Esporte e Lazer de Fortaleza. “Destaco ainda, dois grandes comunistas valorosos que ajudaram a fazer crescer Esporte: o atual ministro Aldo Rebelo, um grande brasileiro; e o ex ministro Orlando Silva, que sempre apoiou as iniciativas do Esporte no Ceará, ajudando a tornar este o Estado com o maior programa Segundo Tempo do Brasil”.

O ex secretário finalizou ratificando a confiança no trabalho de Gilvan Paiva. “Tenho certeza de que você, junto com os demais servidores da Sesporte, trarão para cá grandes iniciativas, além de continuar fortalecendo esta área no Estado. Assim, meninas e meninos continuarão tremulando a bandeira do Ceará no cenário esportivo”.

Para o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), “por onde passou, Gilvan deixou sua marca, sempre pautado na sensibilidade para ajudar e resolver problemas”. “Assumir este cargo estratégico em época de tanto destaque no Esporte no país, é desafiador. E ele está preparado para enfrentar estes desafios. Apenas nos últimos 10 anos é que o país começou a constituir efetivamente políticas públicas para o Esporte, que nos ensina que as conquistas são sempre coletivas. Tenho certeza de que faremos mais um gol de placa”, comemorou.

Representando o Ministério do Esporte, Ricardo Cappelli ratificou o trabalho que o Ceará vem realizando na área. “Vivemos um momento extraordinário do Esporte no país, e o Ceará tem sido protagonista neste processo. Nos próximos anos, sediaremos os principais eventos esportivos do mundo e as secretarias de esporte nos Estados são elos desta corrente”, considerou.

Cappelli destacou a importância destes grandes eventos para o país. “A Copa do Mundo e as Olimpíadas inserem o Esporte na pauta nacional, movimenta a economia, gera emprego, acelera investimentos, incentiva importantes obras e garante recursos para as cidades”, enumerou. O representante do Ministério do Esporte acrescentou, porém, que o maior legado dos grandes eventos deve ser consolidar as políticas públicas para o setor. “O Ceará é o Estado com maior participação no Programa Segundo Tempo. Agora queremos trazer para cá outros programas para espalhar estes valores por todas as regiões do Estado”.

Diálogo e união em nome do Esporte

Gilvan Paiva recebeu caloroso apoio ao declarar sua satisfação em assumir a Sesporte. “Os desafios foram feitos para que a gente possa crescer. Junto com vocês, quer contribuir para efetivar uma política de esporte integradora. O Ceará merece que o Esporte esteja à altura de suas entidades e instituições”, ratificou.

O secretário comentou sobre o PCdoB, partido do qual é membro da direção estadual. “O PCdoB tem larga tradição de luta no país. Prestes a completar 100 anos de atuação, coube a ele ajudar a construir uma política nacional de Esporte, contribuindo inclusive para conscientização de sua importância para seu povo, criando um Ministério específico para a área. Junto com os camaradas e a união de várias forças, conseguiremos fortalecer o Esporte no Estado”.

Para o novo titular da Sesporte, tornar políticas do Esporte políticas públicas é um desafio histórico. “O país vem tentando consolidar isto há pouco mais de 10 anos. E é esta a nossa meta: buscar mais recursos, programas e incentivo ao Esporte. Assim, iremos contribuir para garantir, de forma permanente, que o Esporte progrida não só nas modalidades ou categorias, mas que seja visto através de seu caráter integrador, de inclusão e de bem estar social”.

Gilvan destacou ainda que o diálogo será sua principal ferramenta de trabalho. “Trabalharemos a muitas mãos. Por isso, convido servidores, associações, federações, ONGs, times, crônica esportiva, lideranças políticas e Ministério para, juntos, através do Esporte, garantirmos o bem estar do nosso povo, com inclusão e lazer. Em tempos de grandes eventos esportivos, acredito que nosso maior legado não será grandes obras, mas sim garantir o bem estar que o Esporte oferece para a nossa gente”.

Prestigiaram a solenidade de transmissão de cargo, além do senador Inácio Arruda, do deputado estadual Gony Arruda e do representante do Ministério do Esporte, Ricardo Cappelli, os deputados federais Chico Lopes e João Ananias; os deputados estaduais Lula Morais e Manuel Duca da Silveira; o vereador Evaldo Lima; o coordenador do Procon Fortaleza, George Valentim; a presidenta da Habitafor, Eliana Gomes; os prefeitos de Paracuru, Sidney Gomes,e de Potengi, Samuel Alencar; o assessor para Assuntos Internacionais do Governo do Estado, Hélio Leitão; o médico e ex-secretário de Saúde do Estado, Arruda Bastos; além de familiares, colegas do PCdoB, servidores, representantes de federações, associações, ONGs e lideranças ligadas ao Esporte.

De Fortaleza,
Carolina Campos

Fotos: Chico Gomes