Festa do L'Humanité inaugura praça em solidariedade aos 5 Cubanos

Uma praça em solidariedade com os Cinco antiterroristas cubanos injustamente condenados nos Estados Unidos será inaugurada nesta sexta-feira durante a primeira jornada da Festa do diário L'Humanité, que se celebra na comuna francesa da Courneuve.

No ato participarão Pierre Laurent, secretário nacional do Partido Comunista Francês, uma delegação do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba, membros da organização Cuba Sí France e de outros agrupamentos de amizade, bem como de partidos de esquerda e das delegações estrangeiras convidadas ao evento.

A praça é uma homenagem aos patriotas cubanos condenados há 15 anos nos Estados Unidos, por alertar a sua pátria de atos de violência organizados por grupos contrários a Cuba em Flórida.

Gerardo Hernández, Ramón Labañino, Fernando González, Antonio Guerrero e René González foram detidos o 12 de setembro de 1998 e sancionados a longas e severas penas de prisão, que incluem prisões perpétua.

No caso de René, depois de cumprir 13 anos de aprisionamento e um período de liberdade supervisionada, voltou a Cuba em abril de 2013 e renunciou à cidadania estadunidense.

A Festa do L'Humanité, que durante três dias terá lugar no parque Georges Valbon, próximo a esta capital, é um evento tradicional que se realiza desde 1930.

Trata-se de um espaço onde confluem representantes das forças progressistas e destinado a promover o diálogo a solidariedade entre os povos e a luta por um mundo onde prevaleçam a paz e a justiça.

Dentro do amplo programa da jornada desta sexta-feira está prevista também a inauguração do estande da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (ALBA) e uma homenagem ao falecido presidente venezuelano, Hugo Chávez.

Fonte: Prensa Latina