Pesquisa mostra queda de confiança de consumidores estadunidenses

A confiança dos consumidores estadunidenses caiu para 76,8%, o nível mais baixo desde abril deste ano, segundo um relatório da Universidade de Michigan divulgado nesta sexta-feira (13).

A queda é atribuída ao temor de que maiores taxas de juros do Banco central do país, o Federal Reserve (Fed) bloqueiem o mercado da habitação e o crescimento geral da maior economia mundial.

Segundo os cálculos da universidade, o registro esteve abaixo dos 82,1% atingido em agosto e do esperado pelos analistas.

Tal dado corresponde com o débil resultado das vendas no mercado varejista, as quais subiram menos do previsto em sinal de que a economia dos Estados Unidos se desacelera no terceiro trimestre.

Um relatório do Departamento de Comércio da Casa Branca indicou que as vendas mal aumentaram 0,2%, já que os consumidores diminuíram seus compras.

Cairam também a comercialização de automóveis e outros artigos de alto custo, de roupa, materiais de construção e indumentária esportiva, que registraram um ínfimo movimento.

Conforme analistas, apesar dos sinais de retrocesso econômico e desaceleração na demanda este trimestre, ainda é possível que o Fed faça um corte no programa de compra de bônus depois de sua reunião de política monetária da próxima terça e quarta-feira.

Fonte: Prensa Latina