Delegação do PCdoB visita familiares de José Bento de Oliveira

 

No último dia 7 de setembro, uma delegação do Partido Comunista do Brasil, composta por Canindé de França, dirigente estadual do Partido, conjuntamente com as professoras Ana Cristina, secretária municipal de Organização do Comitê de São Gonçalo do Amarante, e a escritora e pesquisadora, Iaponira Peixoto de Brito, se deslocaram até o município de Tangará/RN, onde reside um dos 7 filhos do ex-prefeito de São Gonçalo Do Amarante, José Bento de Oliveira.
 
A comitiva comunista foi recebida pelos filhos de José bento, Epitácio Fernandes de Oliveira, de 79 anos de idade, e Edivaldo Fernandes de Oliveira, de 72 anos de idade, e dois netos, Augusto de Oliveira Justino (Duda do Dom Restaurante), filho da professora Erenite Justino de Oliveira, e o ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jarbas Cavalcante, além de bisnetos, sobrinhos e outros familiares.

Com a visita, a comitiva objetiva proporcionar o resgate da história e da memória do ex-prefeito, que em nome da Aliança Nacional Libertadora (ANL), exerceu a chefia do poder Executivo Municipal da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante/RN, por apenas 3 dias, tempo suficiente para entrar na galeria dos mártires da repressão e do autoritarismo do governo Vargas.

A homenagem pretendida pelo Partido Comunista do Brasil ao ex-prefeito José Bento de Oliveira representa o compromisso histórico, humanitário e também sentimental, tendo em vista à memória preservada pelos seus familiares e, sobretudo, a importância e a necessidade de repor a verdade dos fatos e o devido reconhecimento das personalidades que contribuíram com a sua participação social e política, em dado momento da nossa história.

A iniciativa de reconhecimento do PCdoB à trajetória do ex-prefeito José Bento ocorre no momento em que o Estado brasileiro busca saber o que verdadeiramente aconteceu com os patriotas e lutadores do povo, vítimas das ditaduras instaladas no Brasil ao longo de períodos históricos do século passado (Sec. XX), sendo a Comissão da Verdade o instrumento mais recente criado pelo Estado Democrático de Direito, capaz de propiciar ao conjunto da sociedade brasileira, e em especial às organizações políticas e sociais e aos familiares o que realmente motivou a violência a que foram submetidos seus entes queridos.

Por iniciativa e proposição legislativa do Senador Inácio Arruda do PCdoB do Ceará, o Congresso Nacional aprovou e recentemente devolveu simbolicamente o mandato do Senador Luiz Carlos Prestes e dos 14 Deputados Federais pertencentes à legenda do Partido Comunista do Brasil – como gesto de reconhecimento do arbítrio e da injustiça praticados contra a liberdade e a democracia, visto que os mandatos conquistados em 1945 foram frutos do voto livre dos trabalhadores e do povo brasileiro, e cassados em 1948.

Imbuídos desta conquista de natureza civilizatória e democrática, o PCdoB propôs aos familiares do ex-prefeito José Bento de Oliveira uma homenagem colocando o seu nome no Auditório do Comitê Municipal do Partido, que em breve será inaugurado em São Gonçalo do Amarante/RN.

Diante da proposta de homenagem do PCdoB, os filhos Epitácio e Edivaldo de pronto aceitaram a homenagem ao seu pai. “De 1935 até o presente são 78 anos de espera, nunca o nosso pai foi reconhecido ou homenageado, agora o PCdoB faz este resgate importante para a história e principalmente para a família de José Bento de Oliveira ”.

Emoção e resgate da história

A tarde de 7 de setembro na casa de Epitácio, que se encontrava cheia de familiares e amigos, foi um momento histórico importante e ao mesmo tempo carregado de emoção e saudades. Visivelmente emocionados, os irmãos Epitácio e Epitácio agradeceram “a homenagem e o trabalho de resgate que está sendo feito da memória do nosso pai, que há muito desejamos que a história desse cidadão são-gonçalense fosse contada e registrada, para que as pessoas e as gerações futuras tenham conhecimento do seu legado político e humano”.

Preservação da memória histórica

Integrante da comitiva, a professora e escritora Iaponira Peixoto de Brito, que fez longa entrevista com os filhos Epitácio e Edivaldo, netos e demais familiares, avaliou a visita como “muito proveitosa, onde nos foram transmitidas informações valiosas e imprescindíveis para a compreensão da histórica e política de um determinado momento do nosso país, como também foi uma tarde de muita emoção transmitida pelos filhos e netos do ex-prefeito José Bento de Oliveira”.

O encontro da delegação do PCdoB com os familiares do ex-prefeito José Bento de Oliveira foi encerrado com a declamação de uma poesia intitulada – “Ao meu pai”, de autoria do filho Edivaldo. Em seguida foi oferecido um café aos presentes com uma farta mesa, saboreada com o pastel de Tangará, conhecido pelo sabor e qualidade incomparável, dentre outras iguarias.

O PCdoB agradeceu aos familiares do ex-prefeito José Bento de Oliveira por ter oportunizado este momento histórico com o sentimento de um Brasil Livre, Soberano, Democrático, Próspero e Socialmente justo.

Quem foi José Bento de Oliveira

Nasceu no dia 02 de setembro de 1897, no município de Goianinha/RN. Seguiu a carreira militar, foi delegado de polícia, comerciante, casado com a Srª Sebastiana de Oliveira Fernandes com quem teve 7 filhos, dos quais apenas 2 estão vivos. Lutou contra a ditadura do governo Vargas nos anos 30/40 e incorporou causa populares como a Reforma Agrária. Tinha grande afinidade com a literatura. Com a derrota da Insurreição Comunista de 1935, foi perseguido politicamente sendo preso, passando 1 ano e 6 meses na prisão. Faleceu no ano de 1946, encontra-se sepultado no Cemitério no Centro de São Gonçalo do Amarante/RN.

NOTAS:

A Aliança Nacional Libertadora (ANL) foi uma organização política brasileira fundada em março de 1935, liderada pelo Partido Comunista do Brasil, com o objetivo de lutar contra a influência fascista no Brasil. A ANL era formada por diversas correntes políticas situadas no campo ideológico da esquerda.

Em breve serão disponibilizados com exclusividade no portal (www.cristinarastafare.com.br) a entrevista com os filhos do ex-prefeito José Bento de Oliveira e a poesia intitulada “Ao meu pai”, de autoria do filho Edivaldo.

A partir desta publicação o Portal de Comunicação publicará com exclusividade uma serie de matérias históricas sobre o ex. prefeito Jose Bento de Oliveira.

+ No dia 28 de setembro de 2013(sábado) às 18 e 30 horas será inaugurada a sede do Comitê Municipal do PCdoB de São Gonçalo do Amarante/RN, situado na rua Prefeito Poti Cavalcanti, nº 44, centro(Vizinho a Agência do Banco do Brasil), oportunidade em que será inaugurado o auditório que levará o nome do Ex-Prefeito José Bento de Oliveira.

Por Iaponira Peixoto de Brito no blog de Cristina Rastafári