Ampliada a faixa etária de meninas que recebem vacina contra HPV

Antes mesmo de entrar no calendário de vacinação, a vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV) terá abrangência maior do que a prevista em julho. O vírus pode causar o câncer de colo do útero. A partir do ano que vem, serão imunizadas meninas de 11 a 13 anos. Em 2015, a faixa será ampliada para meninas de 9 a 13 anos. Em julho, a previsão era de vacinar apenas pré-adolescentes de 10 e 11 anos.

A aplicação da vacina vai ocorrer tanto em unidades de saúde como em escolas públicas e privadas. Para serem imunizadas, as meninas precisarão da autorização dos pais ou responsáveis.

"A imunização só fica realmente completa quando ela toma a segunda dose. Vamos adotar no Brasil o chamado esquema estendido. A menina toma uma dose, ela seis meses depois toma a segunda dose e a terceira dose ela toma cinco anos depois. E, com isso, ela fica protegida contra o HPV", afirmou o secretario de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa. "Quando a gente dá a terceira dose, cinco anos depois, a gente praticamente está dando uma espécie de reforço, que prolonga o efeito protetor”.

De acordo com o Ministério da Saúde, é a primeira vez que os brasileiros terão acesso gratuito a uma vacina que protege contra algum tipo de câncer. A meta do governo é alcançar 80% do público-alvo, atualmente de 5,2 milhões de pessoas.

Em um primeiro momento, serão aplicadas duas doses, em um intervalo de seis meses. A primeira dose previne quatro tipos de HPV, dois deles (16 e 18) respondem por 70% dos casos de câncer. A terceira dose será aplicada depois de cinco anos. Para a introdução da nova vacina, o Ministério da Saúde investiu R$ 360,7 milhões para a aquisição de 12 milhões de doses.

"Para o Ministério não há diferença no orçamento, porque estamos com o mesmo quantitativo de doses aplicadas. A ideia é só aproveitar uma estratégia mais cômoda para a menina, que faça com que ela tenha uma proteção maior", explicou Barbosa.

O HPV é responsável por 95% dos casos de câncer de colo do útero, o segundo tipo de câncer de maior letalidade entre mulheres – atrás apenas do câncer de mama. Segundo dados do Ministério da Saúde, 5.160 mulheres morreram em 2011 em decorrência desse tipo de câncer. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer é que neste ano surjam mais de 17 mil novos casos.

Fonte: Portal Terra