Desenvolvimento e cooperação sul-sul são debatidos no Panamá 

Organismos das Nações Unidas fizeram um chamado para acelerar o cumprimento dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) no Panamá, pela ocasião do Dia da Cooperação Sul-Sul, de acordo com um comunicado publicado nesta quarta-feira (18). A celebração foi realizada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em parceria com o Fundo de População, do Programa Mundial de Alimentação e a Fundação Cidade do Saber, do Panamá.

Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - PNUD

Os ODM são oito metas de redução da miséria e promoção do desenvolvimento sustentável e equitativo a serem cumpridas por todos os países até 2015, e o seu progresso foi debatido em um foro no Panamá.

Os participantes destacaram a importância das agências da Organização das Nações Unidas (cuja Assembleia Geral definiu os oito objetivos fundamentais) para a cooperação sul-sul e a necessidade de melhora na norte-sul.

Problemas complexos na definição “do sul” foram ressaltados pelos participantes, devido às enormes diferenças de capacidades entre os países dessa classificação econômica, social e política.

A divisão geral entre países do “norte” (mais desenvolvidos em termos econômicos) e do “sul” (com maior desigualdade e pouco acesso a condições básicas de sobrevivência, como a própria alimentação) é debatida em suas concepções mais fundamentais, já que muitos dos conceitos usados para a classificação são baseados no capitalismo e no liberalismo, derivados também da teoria do “Terceiro Mundo” (países não alinhados, na época da guerra fria, ou ainda os países da “periferia” no sistema econômico globalizado), ainda da década de 1950.

Na comemoração, os participantes insistiram nos esforços internacionais, cada vez mais intensos, para acelerar o trabalho pelos ODM, em que os países do sul assumiram um papel cada vez mais importante nas atividades de desenvolvimento a nível mundial, e instaram à intensificação dos esforços para o seu cumprimento.

Os participantes do debate consideraram ainda que a cooperação sul-sul é uma modalidade que experimentou dinamização acelerada e representativa nos últimos anos, distinguindo diversos esforços entre países cujas realidades são similares, o que os ajudou a aprender e a se apoiarem mutuamente.

Também foi ressaltado o impacto da Feira Regional Saber do Sul, que permitiu compartilhar diversas experiências de 24 países da América Latina e do Caribe, e a ideia de realizar outra edição, em 2014, e de realizar a Expo Global de Cooperação Sul-Sul em Nairóbi, no mês de outubro, recebeu grande adesão.

Com Prensa Latina,
Da redação do Vermelho