Senador muda relatório e defende voto aberto só para cassação 

O relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que põe fim ao voto secreto no Congresso Nacional, senador Sérgio Souza (PMDB-PR), reformulou voto apresentado em reunião anterior da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Em sua manifestação na última quarta-feira (11), ele defendeu a aprovação do texto na forma encaminhada pela Câmara dos Deputados, ou seja, terminando com todas as votações secretas no Parlamento. 

Do lado de fora do Congresso, um pequeno grupo de jovens, com roupas de baixo e cobertos com placas, se manifestaram a favor do voto aberto.

Na reunião desta quarta-feira (18) da CCJ, Souza reconheceu que não há consenso, na Casa, quanto ao voto aberto nos casos de análise de escolha de autoridades e de vetos presidenciais e, por isso, apresentou relatório reformulado. O relator quer manter a regra do voto aberto somente para os casos sobre cassação de mandatos parlamentares.

Souza disse que seu objetivo é assegurar avanço na parte da PEC em que há consenso e, assim, viabilizar a promulgação da mudança constitucional. Senadores descontentes defendem a manutenção do voto secreto nas deliberações sobre vetos presidenciais e indicação de autoridades, como embaixadores e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), esta última atribuição exclusiva do Senado.

Da Redação em Brasília
Com Agência Senado