ONU não definiu ainda quando discutirá armas químicas com Síria

A Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ) das Nações Unidas anunciou nesta quinta-feira (19) que ainda vai definir a data de uma reunião para discutir sobre o programa de destruição do arsenal químico da Síria.

Segundo um porta-voz, neste momento são realizados os preparativos do encontro e ainda não determinam a data definitiva, apesar das informações preliminares indicaram que a reunião poderia ser amanhã.

No eventual encontro, prevê-se que os 41 países do Conselho Executivo da OPAQ dialoguem a respeito da adesão de Damasco à convenção sobre as armas químicas, sobre o que o presidente Bashar Al-Assad ratificou hoje sua intenção de cumprir o compromisso de desmantelar este arsenal.

A iniciativa de pôr as armas químicas do governo sírio sob controle internacional, proposta pelo presidente russo, Vladimir Putin, produz-se quando potências ocidentais tentam promover uma intervenção militar contra Damasco.

Países como os Estados Unidos, França e Reino Unido acusam Al-Assad de ter realizado um ataque químico contra a população, seguindo as acusações lançadas pelos bandos armados e mercenários que operam no país árabe.

Sobre o assunto, o presidente sírio assegurou que são acusações absurdas, destinadas a tentar desviar a atenção das vitórias do exército da nação, o qual conseguiu um avanço importante sobre os grupos mercenários financiados com recursos provenientes do exterior.

Enquanto isso, informações vindas da Síria reforçam a postura do governo, pois testemunhas asseguram que a oposição é a responsável pelo uso de armas químicas, as quais teriam sido fornecidas pelo príncipe saudita Bandar bin Sultan.

Fonte: Prensa Latina