Aposentados exigem criação da Secretaria do Idoso

Na terça-feira (17), representantes dos aposentados se reuniram no Ministério da Saúde para discutir sobre a assistência farmacêutica, um plano de saúde coletivo entre outras reivindicações da categoria.

Após a reunião decidiu-se criar um grupo de trabalho (GT), que terá como membro um representante de cada entidade que farão encontros constantes para debater as demandas do setor.

Na parte da tarde os dirigentes da CTB, FS, CGTB, CUT e da Cobap (Confederação dos Aposentados e Pensionistas do Brasil) debateram, no Ministério da Previdência Social, em Brasília, com secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, o Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, e representantes da Secretaria dos Direitos Humanos sobre a reativação do Conselho Nacional de Seguridade Social com caráter consultivo, o fim do fator previdenciário – que reduz os benefícios de quem se aposenta antes dos 60 anos- e sobre a criação da Secretaria Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos.

De acordo com o secretário de Previdência e Aposentados da CTB, Pascoal Carneiro, ficou agendada a próxima reunião com o governo para o dia 24 de outubro onde será discutido sobre o aumento do benefício para os aposentados e pensionistas e apresentadas propostas do governo às demandas das centrais e da Cobap. "Queremos a política permanente de valorização da aposentadoria, aumento real dos últimos dois anos e a correção do que o trabalhador conseguir naquele ano", informou o cetebista.

Segundo Pascoal, o governo aprovou a criação da secretaria que deverá ser anunciada em dezembro deste ano. Durante o encontro ficou decidido que um grupo de trabalho apresentará uma proposta concreta para viabilizar a secretaria, com o regimento interno e estrutura de funcionamento.

Portal CTB