"Diálogos em Catatumbo correm risco", diz parlamentar colombiano

O congressista colombiano Ivan Cepeda afirmou que a continuidade dos diálogos entre o governo e os camponeses da região do Catatumbo está em risco devido às ações levadas a cabo pelo exército na região.

Catatumbo resiste - Agência Pulsar

“Temos a informação de que comandos militares estariam percorrendo alguns povoados com fotografias dos líderes que participam da mesa de conversas, em uma tentativa de pressionar as autoridades locais para que sejam identificados como guerrilheiros”, denunciou Cepeda.

Segundo o parlamentar, há no país uma situação pouco transparente, "já que não é o exército, nem seus comandos que devem realizar investigações dessa natureza, mas a Promotoria, os órgãos do poder judicial".

Para ele, é necessário que “se respeite o ambiente desenvolvido na cidade de Cúcuta", capital do departamento (estado colombiano) de Santander.

Os protestos dos camponeses do Catatumbo, que começaram no dia 11 de junho e já levam 54 dias, têm como eixo central reivindicar uma Zona de reserva onde possam exercer sua soberania alimentar e contribuir a frear o avanço das multinacionais.

Junto a isso, a substituição gradual dos cultivos ilícitos, aos quais se viram forçados a recorrer por questão de sobrevivência, e melhores condições de vida em uma região vítima do abandono durante décadas.

Fonte: Prensa Latina