Oposição rejeita oferta de mediação iraniana na Síria

A aliança opositora ao presidente sírio Bashar al-Assad, Coalizão Nacional das Forças da Revolução e da Oposição Síria (CNFROS) – que é apoiada por diversos países do Ocidente e da vizinhança síria – rejeitou neste sábado (21) a oferta de mediação do governo iraniano formulada pelo atual presidente do país, Hassan Rouhani.

"O mais útil seria que o governo iraniano retirasse seus especialistas militares e combatentes extremistas do território sírio, antes de propor iniciativas", apontou a CNFROS, por meio de comunicado emitido neste sábado. A aliança ainda classificou a oferta como “irônica”, uma vez que o Irã é um dos principais parceiros militares, políticos e econômicos do governo de Assad.

Leia também:

Presidentes da França e do Irã fazem reunião sobre crise síria
Começa a análise das armas químicas da Síria


A proposta de Rouhani, que condenou a "dilacerante violência" na Síria, foi formulada nesta quinta-feira (19) e consiste na mediação, por parte do governo iraniano, do diálogo entre Assad e os grupos opositores.

No entanto, para os opositores da CNFROS, a oferta representa uma tentativa “desesperada” de Rouhani de prolongar e complicar o conflito sírio ainda mais, e está direcionada a encobrir “assuntos complicados como o programa nuclear e seu apoio ao terrorismo".

Também neste sábado (21), o governo de Assad completou a entrega do inventário sobre seu arsenal químico à OPAQ (Organização para a Proibição das Armas Químicas) , conforme acordo negociado entre o secretário de Estado norte-americano John Kerry e o chanceler russo Sergey Lavrov.

Da redação do Vermelho,
Com informações do Opera Mundi