Em nota, Renato Rabelo reverencia legado e memória de Pedro Pomar

Neste dia 23 de setembro de 2013, completam-se cem anos de nascimento de Pedro Pomar. Conheci esse nosso histórico camarada logo no início de minha integração ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Na verdade, fui recebido pela primeira vez no PCdoB por Pedro Pomar e João Amazonas, com os quais passei a conviver como dirigentes nacionais a partir da década de 1970.

Por Renato Rabelo*

Foi assim que conheci Pedro Pomar, um dirigente muito destacado, preparado intelectualmente, erudito e capaz, conhecedor profundo da teoria marxista e da realidade brasileira. Pomar foi um dos lideres da Conferência da Mantiqueira, que reestruturou o Partido que havia sido alvo de um período violento e autoritário em nossa história.

A ditadura do Estado Novo colocara na prisão praticamente toda a direção nacional do Partido. Depois, o mesmo Pomar contribuiu com vários outros dirigentes comunistas para a reorganização de 1962. Foi signatário da Carta dos Cem, que manteve a ideologia marxista e a linha revolucionária do Partido Comunista do Brasil.

Toda essa trajetória histórica de defesa do Partido e de sua política revolucionária teve a marca desse dirigente extraordinário, que foi Pedro Pomar.

Nessa data histórica, o PCdoB reverencia a sua memória e reafirma a convicção de que a sua contribuição foi importante para que os comunistas no Brasil entrassem em uma fase de construção de um novo ciclo progressista para o nosso país.

Viva o centenário de Pedro Pomar!

Vivo o seu legado e a sua história de construção do Partido Comunista do Brasil!

* Renato Rabelo é presidente nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB)