Liège Rocha convoca: Mulher, tome partido. Filie-se!

Lançada no último dia 11 de setembro, a campanha “Mulher, tome partido. Filie-se!” tem como objetivo é aumentar em 20% o número de mulheres filiadas e em 30% a representação feminina na Câmara e no Senado para as próximas eleições. Em entrevista à Rádio Vermelho, Liège Rocha, secretária Nacional da Mulher do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), convoca as mulheres do Brasil a participar da campanha.

Joanne Mota, para o Portal Vermelho

De acordo com Liège Rocha, que também compõe a executiva nacional da União Brasileira de Mulheres (UBM), "a organização das mulheres é fundamental para o avanço do país. E por que digo isso? Digo porque tudo que nós conquistamos no Brasil para as mulheres foi com muita organização e luta, de modo que essa campanha contribiuirá para ampliar a inserção da mulher nos espaços de poder"

Ouça também:
Mulheres do Brasil comemoram 7 anos da Lei Maria da Penha

A campanha é uma iniciativa da Coordenadoria de Direitos da Mulher, Procuradorias da Mulher da Câmara e do Senado e o conta com o apoio da Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) e da Secretaria de Políticas da Mulher da Presidência da República – SPM.

O prazo final de filiação para quem deseja concorrer a um cargo político nas eleições gerais de 2014 vai até o dia 5 de outubro.

Dados

De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 51,5% da população brasileira são mulheres, ou seja, mais de 97 milhões de brasileiras. Mas, nas eleições de 2010, apenas 45 mulheres foram eleitas deputadas federais, representando 8,77% das cadeiras da Casa. No Senado são apenas 8 senadoras das 81 vagas do Senado, o que representa menos de 10% do total.

Assista vídeo de divulgação da campanha: