México: Professores saem às ruas por revisão da Reforma Educativa

No México, professores da Coordenadoria Nacional de Trabalhadores da Educação (CNTE), inconformados com novas leis aprovadas para o setor, realizam nesta segunda-feira (23) uma nova marcha de protesto na capital do país.

O dirigente Pedro Hernández declarou à imprensa local que os docentes se concentram nas redondezas da Secretaria de Governo para exigir a reinstalação de uma mesa de negociação, com a presença do governo e representantes sindicais de vários estados.

A CNTE antecipou também que será realizada outra manifestação na próxima quarta-feira (25), da qual também participarão movimentos sociais e estudantis e que chegará até a Residência Oficial da Presidência (Los Pinos).

Foi também anunciado que no dia 2 de outubro farão uma terceira greve nacional, que incluirá protestos na capital do país e em outras cidades.

Os professores, em sua maioria dos estados mais pobres do país, alegam que partes da Reforma Educativa e suas três leis complementares ameaçam sua estabilidade laboral e outros direitos.

Com o objetivo de que esses regulamentos sejam modificados, os professores realizam manifestações nas ruas do Distrito Federal e de cidades há meses.

Da redação do Vermelho,
Com informações da Prensa Latina