Rússia reforça pesquisas no Ártico com nova estação

A Rússia inaugurou hoje uma estação de pesquisas polares na ilha Samoislovski, no mar de Láptev, a primeira de uma rede que Moscou construirá ao longo do litoral do Oceano Glacial Ártico.

Localizada na desembocadura do rio Lena, a instalação concentrará um amplo trabalho científico de arqueólogos, geólogos, climatólogos, ecólogos e outros especialistas da Academia de Ciências da Rússia, dos Institutos do Ártico e da Antártida.

Especialistas em estudos polares e marítimos da Alemanha colaborarão com seus colegas russos, informou um porta-voz governamental da república autônoma russa de Yakútia.

Os resultados de pesquisas sobre evolução do meio ambiente e a mudança climática na Sibéria Oriental obtidos na ilha Samoilovski são considerados excepcionais e de grande valor científico, destacou a fonte.

Novas equipes instaladas na estação polar contribuirão para o desenvolvimento de novos programas investigativos, informou-se.

Ao intervir durante a abertura da estação, o vice-presidente da Academia de Ciências da Rússia, Mikhail Epov, expressou que entregava aos pesquisadores "as chaves do Ártico".

Observações científicas com base na ilha são realizadas desde 1998 e, desde o ano 2000, uma equipe russo-alemã realiza um programa conjunto. O plano para construir uma primeira estação polar moderna foi aprovado em 2010 e os trabalhos concluíram no ano passado.

Fonte: Prensa Latina