SSA: Encontros debatem estudos de religiões afro-brasileiras

A partir desta terça-feira (24/9), tem início em Salvador, o I Simpósio de Estudos da Religião Afro-Brasileira e o III Encontro de Nações de Candomblé com a participação de religiosos, estudiosos e pesquisadores dos temas. Os eventos acontecem no auditório da Faculdade de Medicina, Terreiro de Jesus, Centro Histórico. Os encontros são gratuitos e acontecem até a quinta-feira (26).

As iniciativas vão discutir questões sociais contemporâneas enfrentadas pelo segmento e repensar relações conceituais entre os grupos que compõem o povo de santo na Bahia. As atividades são promovidas pelo Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Mãe Stella de Oxóssi, ialorixá do terreiro Ilê Axé Opó Afonjá e recém empossada na Academia de Letras da Bahia (ABL), fará a saudação de abertura. Em seguida, acontece conferência com o professor da Universidade de São Paulo (USP), Vagner Gonçalvez, um dos principais pesquisadores das religiões afro-brasileiras no Brasil, com o tema “Exu Brasil: O senhor de muitos nomes”.

Gonçalvez decidiu falar sobre as diversas dimensões de Exu na África negra e em países da diáspora, como o Brasil. “As religiões afro-brasileiras são muito impactadas por um diálogo transantlântico. Não dá para entendê-las se não percebemos as diversas redes que interligam Brasil, países da África, Haiti e Cuba. Valores e conhecimentos circulam por essas redes. Esses processos resultam numa cultura afro-atlântica que extravasa o plano local. Exu é ideal para discutir essa questão, pois é o mensageiro e o movimento”, destacou.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações do Correio Nagô