Maduro assiste a reunião da ONU, mesmo após incidente com EUA

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, vai à Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, onde deve encontrar-se com outros mandatários para reuniões bilaterais, segundo informou o encarregado de Negócios da Venezuela nos Estados Unidos, Calixto Ortega, para a rede Venezolana de Televisión.

“Isso significa que a Venezuela não é um país isolado, é um país que desde 1999, com a chegada de Hugo Chávez ao governo, marca uma pauta de incidência no mundo inteiro e isso reflete o interesse na nova forma de governo em função do social”, disse Ortega que afirmou ainda que “na América Latina há um despertar de governos sociais”. Para o funcionário, “o presidente Hugo Chávez foi o pioneiro disso juntamente com o ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva”.

O diplomático reiterou que Maduro dará sua mensagem na Assembleia Geral. Segundo ele, a agenda do presidente venezuelano prevê ainda “encontros sociais com grupos que vivem em Nova York e desejam se aproximar do mandatário da República Bolivariana”.

“Com a embaixada venezuelana em Washington organizamos um evento no bairro do Bronx, um dos mais pobres de Nova York, onde há oito anos, Chávez adquiriu o compromisso de apoiar os moradores, depois de um rigoroso inverno”, contou Ortega.

Finalmente, ele destacou que “no território supranacional das Nações Unidas, é possível sentir o interesse que há em conhecer o que acontece na Venezuela, a quantidade de adesão que existe ao governo bolivariano e a lembrança que deixou a presidência de Chávez”.

Da redação do Vermelho,
Com informações do Cuba Debate