Passeata pelas ruas de Salvador esclarece greve dos bancários

A fim de chamar a atenção da sociedade, também prejudicada com o descaso dos bancos, o Sindicato da Bahia realiza, nesta quarta-feira (25), uma passeata pelas ruas do centro de Salvador. A concentração começa às 16h, na frente da entidade, nas Mercês.


Foto: divulgação Bancários da Bahia

A decisão foi tomada em assembleia, nesta segunda-feira (23), no Ginásio de Esporte. Como nas greves anteriores, a população apóia a greve dos bancários, afinal também sente na pele as deficiências no sistema financeiro. As enormes filas, sobretudo no início do mês, época de pagamento, ocorrem pelo déficit de funcionários. A ampliação do quadro integra a lista de reivindicações negadas pela Fenaban (Federação Nacional dos Bancos).

Uma das principais queixas escutadas pelos diretores, que prestam esclarecimentos nas portas das agências durante a paralisação, é que não há segurança nas unidades bancárias.

O medo impera entre clientes e trabalhadores. Não é para menos. Na Bahia, até o momento, foram 138 ataques. No primeiro semestre, 30 pessoas morreram em decorrência de assaltos a bancos. Mesmo com os dados alarmantes, as organizações financeiras não investem.

Também fazem partes da pauta da categoria itens como o reajuste salarial de 11,93%, PLR (Participação nos Lucros e Resultados) de três salários mais R$ 5.553,15, saúde e condições de Trabalho e respeito à jornada de seis horas.

Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia