Jornalista André Machado anuncia que irá se filiar ao PCdoB

 O jornalista André Machado se despediu nesta quarta-feira dos microfones da Rádio Gaúcha para se dedicar a carreira política. Será candidato a deputado federal, pelo PCdoB, e deve ter o mesmo número utilizado por Manuela D’Ávila nos últimos dois pleitos. O ato de filiação acontece nesta sexta (27), às 8h, no Chalé da Praça XV, em Porto Alegre. 

andre machado - Acervo Pessoal

A decisão de concorrer foi comunicada à direção da Rádio Gaúcha, cumprindo o que prevê o Guia de Ética do Grupo RBS. André destaca que ainda não se filiou ao PCdoB, mas deve fazer isso nesta semana. “A função (política) é incompatível com a atividade jornalística. O Grupo RBS tem isso muito claro em seu código de ética, que também é o código de ética da minha vida”, disse.

Filho do ex-deputado Dilamar Machado, André tem fortes vínculos com a política, mas sempre rejeitou os convites para se filiar e concorrer a a algum cargo público. Decidiu agora, convidado por Manuela, que será candidata a deputada estadual.

Leia abaixo entrevista concedida por André à jornalista Rosane Oliveira, de Zero Hora:

Foi difícil a decisão de trocar o microfone pela política?

— A mais difícil que tomei até hoje. Ainda mais tão precocemente. Faço isto por uma questão ética. Durante meus 17 anos de jornalismo, não fui filiado a nenhum partido político. Depois de tomar minha decisão, não me sentiria à vontade na condução das entrevistas. Se acredito numa política diferente, tenho que começar agindo de uma nova forma.

Por que a opção pela candidatura a deputado federal, depois de ter recusado convites para ser candidato a vereador e a deputado estadual?
— Uma opção pessoal e também partidária. Pessoal por entender que é o Congresso Nacional  o mais relevante espaço da política no país. Tudo que se vota lá atinge a vida de todos. Quero entrar neste debate. E pelo partido está também vinculada à decisão da deputada Manuela D’Ávila de disputar um assento na Assembleia.

Por que o PC do B e não um dos outros partidos que te convidaram para ser candidato?
— Tenho conforto para dizer que recebi convites dos partidos de todos os lados. Isto me alegra por transparecer a isenção com a qual sempre busquei conduzir minha carreira. A escolha pelo PCdoB é por encontrar na atuação do partido muito do que defendo para uma sociedade cada vez mais democrática e com menos desigualdades sociais.

Da redação local