Sem categoria

Renato Rabelo: discurso de Dilma foi atitude firme e corajosa

Após discurso enérgico na abertura da 68ª Assembleia Geral das Nações Unidas, nesta terça-feira (24), a presidenta Dilma Rousseff foi destaque nos jornais, com amplo apoio da imprensa alternativa no mundo. Em entrevista, o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, afirmou que "o discurso de Dilma se converte em uma atitude firme, corajosa e decidida. Uma posição que merece todo o nosso apoio, nosso respaldo e que eleva a nossa confiança".

Joanne Mota, da Rádio Vermelho em São Paulo

Para Renato Rabelo, Dilma realizou um pronunciamento de alto nível, que vai ao encontro de todas as questões da geopolítica no mundo, ressaltando a valorização das relações multilaterais e o respeito mútuo entre as nações.

Ele ainda destacou que “a voz de Dilma contribui para a luta daqueles que se posicionam contra o imperialismo, dessas atitudes belicistas empreendidas pelos Estados Unidos, escancarando o cinismo do imperialismo”.

Para o dirigente comunista a postura assumida pela presidenta Dilma é um “dedo na ferida” aberta pelo imperialismo. Segundo ele, a mandatária acerta aos afirmar que “os atos de espionagem empreendidos pelo imperialismo não é uma afronta somente ao Brasil, mas a todos os países do mundo”.

Leia mais:
Principais jornais da América Latina destacam Dilma na ONU
Dilma encontra-se com secretário-geral da ONU em Nova York
Na ONU, Evo Morales acusa Obama de "cinismo" e "pirataria aérea"
Cristina Kirchner critica dupla moral sobre armas químicas

“Mais uma vez Dilma fez um protesto enérgico contra a espionagem. Uma atitude digna em defesa do nosso país. Ela pôs o dedo na ferida, ao dizer não aos ataques à soberania dos povos. Isso por quê? Porque os Estados Unidos passam por cima do direito internacional, sem respeitar a soberania nas nações. E o discurso da presidenta se converteu em uma denúncia”, salientou Renato Rabelo, durante mais uma edição do Palavra do Presidente.

Renato também destacou que durante o pronunciamento Dilma foi além e realizou a defesa da política externa do Brasil, com uma defesa clara de construção de um mundo multilateral. Além de pontuar sua opinião sobre a questão da Síria. “E ela afirmou: o Brasil repudia intervenções unilaterais ao arrepio do direito internacional. Agir dessa maneira só agravaria as relações e causaria ainda mais sofrimento para o povo”, lembrou Renato.

Valor da democracia

Renato Rabelo recordou ainda que a presidenta se pronunciou sobre as manifestações de junho no Brasil. “Ela poderia não destacar esse capítulo, mas fez questão de expor. Isso porque a nossa presidenta vê nas manifestações de junho um ato fundamental para o aprofundamento da democracia e de mudança social no país. Tal posição deixa claro o valor dado por Dilma ao aprofundamento do processo democrático no país”, refletiu Renato.

“E por que Dilma apresentou tal posição na ONU? Porque a presidenta entende que a voz das ruas, que é composta pelos movimentos que reivindicam ainda mais mudanças, é o nosso chão, a nossa base para a construção de uma nação ainda mais forte. Deixar isso claro para a comunidade internacional sinaliza a atitude e o compromisso desse time que há 10 anos governa o Brasil. Sinaliza o compromisso de Dilma com o povo brasileiro”, ressaltou.

Ouça a íntegra da reflexão na Rádio Vermelho: