Encontro de Culturas Populares debaterá políticas públicas

O Encontro de Culturas Populares e Tradicionais chega à sétima edição com a missão de avaliar as políticas públicas de cultura implantadas nos últimos dez anos e de propor diretrizes para o fortalecimento desta ações. Concebido pela Rede Nacional de Culturas Populares e realizado pelo Ministério da Cultura (MinC) e vários parceiros, o evento será realizado entre os dias 1º e 6 de outubro, no SESC Itaquera, em São Paulo.

 A cerimônia de abertura oficial do encontro acontecerá às 10h30 da próxima quinta-feira (3), com a presença da ministra da Cultura, Marta Suplicy; do diretor regional do SESC/SP, Danilo Santos de Miranda; do presidente de honra do Fórum para as Culturas Populares e Tradicionais, Mestre Alcides; e do Secretário Municipal de Cultura de São Paulo, Juca Ferreira.

O evento será uma grande festa da cultura brasileira, com todo o colorido da diversidade das expressões artísticas e culturais do país. Maracatus, Bois, Congada, Samba de Roda, Tambor de Crioula, Carimbó, Folias, Fandango, Jongo, Rituais Indígenas, entre outras manifestações culturais, poderão ser apreciados durante o encontro. A Mostra Cultural abordará a produção artística, a culinária, o artesanato e a religiosidade tradicionais, além de outros aspectos fundamentais desse universo simbólico.

Estarão reunidos mestres e mestras da cultura popular, lideranças indígenas, quilombolas, artistas, gestores culturais, representantes da sociedade civil nos conselhos e colegiados de cultura, dirigentes do MinC e o público interessado no tema e no debate em torno do futuro da Cultura popular e tradicional do país.

Na programação também está prevista a realização de uma Conferência Livre de Cultura para a coleta de propostas à III Conferência Nacional de Cultura (III CNC), além de realização de Rodas de Conversas, Reuniões de Colegiados Setoriais do Conselho Nacional de Cultura (CNPC) e da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura (CndPC) e a Assembleia do Fórum para as Culturas Populares e Tradicionais.

Dirigentes e gestores da Secretaria Executiva (SE), de Políticas Culturais (SPC), da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC) e de Articulação Institucional (SAI) do MinC, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) e da Fundação Cultural Palmares (FCP) terão ampla participação nas rodas de conversa, reuniões e assembleias a serem realizadas.

O encontro também conta com o apoio da Universidade de Brasília (UnB), do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Inclusão na Ensino Superior (INCT) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Veja a programação do encontro. Inscrições no Portal.

Fonte: Portal do MinC