Câmara aprova dois projetos de João Derly

A Câmara de Porto Alegre aprovou a criação dos dias municipais do Grêmio Estudantil Livre (28/3) e do Judô (28/10), em sessão na tarde desta segunda-feira. Os dois projetos são de autoria do vereador João Derly (PCdoB).

joão derly - Flavia Lima Moreira

Para Derly, o projeto do Grêmio Livre "resgata a história do movimento estudantil e enaltece a importância da participação dos estudantes secundaristas e dos Grêmios Estudantis na vida da escola, cidade e país". Durante a sessão, a proposta foi destacada por vereadores tanto da base quanto da oposição. Não houve voto contrário a criação da data.

Derly lembrou dos recentes protestos ao comentar a aprovação. “Os nossos jovens obtêm vitórias diárias, foram às ruas e nos mostraram que querem um país melhor, nada mais justo que valorizar uma figura histórica desse movimento, para que os momentos que eles estão nas ruas, sejam reconhecidos pelo nosso poder público” ressaltou o vereador.

Já o dia do judô – na opinião do vereador – ressalta a relevância desse esporte, a partir das conquistas de resultados expressivos em Mundiais e Olimpíadas e, principalmente, pelas vitórias fora dos tatames, transformando vidas e concedendo oportunidades a jovens. Ex-judoca profissional, Derly até hoje é o único brasileiro bicampeão mundial da modalidade. 

“Valorizar o esporte é uma das prioridades do meu mandato, pois posso afirmar o quanto ele é importante na formação de um jovem. Quanto mais incentivarmos a prática esportiva e ressaltarmos a importância dessa atividade, mais estaremos conquistando uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva” destacou Derly.

Porque das datas

Proposta no projeto como Dia Municipal do Grêmio Estudantil Livre, 28 e março é uma homenagem à memória e à luta do estudante secundarista Edson Luis de Lima Souto, assassinado pelo regime militar em 28 de março de 1968, no Rio de Janeiro. Edson Luis foi o primeiro estudante vítima fatal do regime e tornou-se símbolo da luta pela democracia.

O dia municipal do judô, a ser comemorado em 28 de outubro, lembra o nascimento de Jigoro Kano, criador do judô, no Japão. O primeiro sensei – como é chamado o professor de judô – nasceu em Hyogo, no Japão, em 1860. Em 1882 fundou a Kodokan, em Tóquio, considerada até hoje um templo do judô.

Fonte: Assessoria João derly