Visita do presidente paraguaio marca retomada de relações

A visita oficial de Estado do presidente do Paraguai, Horacio Cartes, nesta segunda-feira (30), representa uma etapa na normalização das relações bilaterais e na reincorporação do país vizinho aos mecanismos regionais de integração. É o que afirma, em conversa com o Blog do Planalto, o secretário-geral das Relações Exteriores, embaixador Eduardo dos Santos. A presidenta Dilma Rousseff recebe Cartes no Palácio do Planalto.

Em seguida, acontece encontro bilateral entre os dois presidentes; declaração à imprensa; e, por fim, será oferecido almoço em homenagem a Cartes no Palácio Itamaraty. Para Eduardo dos Santos, que ocupou o posto de embaixador do Brasil no Paraguai entre 2008 e 2012, a agenda dos dois países foi desenvolvida em um espírito de amizade e cooperação, mesmo na fase de excepcionalidade político-institucional que o país viveu a partir de junho de 2012.

Leia também:
Dilma reúne-se com o presidente paraguaio no Palácio do Planalto



 

Eduardo dos Santos acredita que "essa visita de Estado marca uma etapa de normalização nas relações bilaterais e também marca um processo de normalização na reincorporação do Paraguai aos mecanismos regionais de integração. (…) Toda a nossa agenda bilateral tem sido desenvolvida no melhor espírito de amizade e cooperação. Mesmo nesta fase de excepcionalidade político-institucional que viveu o país a partir de junho de 2012, nossas relações tiveram um avanço no plano econômico-comercial, sem nenhum prejuízo para o povo paraguaio”, explicou.

Em 2012, o comércio entre Brasil e Paraguai alcançou US$ 3,6 bilhões, com crescimento de 38% das importações brasileiras de produtos paraguaios na comparação com 2011. De janeiro a agosto de 2013, a corrente de comércio bilateral aumentou 23% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Agenda bilateral

A agenda bilateral entre Brasil e Paraguai é ampla, composta por cooperação técnica, desenvolvimento fronteiriço, temas comerciais e iniciativas de combate à pobreza. A cooperação entre Brasil e Paraguai apresenta perspectivas de ampliação das parcerias em segurança pública, agricultura, saúde, turismo, defesa, infraestrutura e tecnologias sociais.

De acordo com o secretário-geral, a construção da linha de transmissão entre a usina de Itaipu, em Hernandárias, e a subestação de Villa Hayes, na Grande Assunção, no Paraguai; e a conclusão do processo de regularização migratória de brasileiros por parte do país vizinho são temas de muita importância.

Fonte: Blog do Planalto