PC Sudanês denuncia prisão ilegal de dirigente

O Partido Comunista Sudanês denunciou nesta quarta-feira (2) a prisão de seu dirigente Ali Babkir Alkinain, secretário de organização, membro do Birô Político e do secretariado do Comitê Central do partido, qiue acontece em meio a uma forte repressão política realizada pelo governo no país.

Alkinain foi preso na noite de terça-feira (1º/10) por forças de segurança sudanesas, enquanto realizava seu trabalho como dirigente partidário. Alkinain, que tem mais de 70 anos, sofre de diabetes e hipertensão e, apesar de todos os pedidos, tanto do partido quanto de sua família para fornecer cuidado médico e medicamentos, nenhuma resposta foi dada pelas autoridades.

A prisão de Alkinain acontece em um momento de tensão no Sudão, em que tem havido focos de resistência e ações de massa contra o regime. Forças da oposição estão se preparando para aumentar a pressão contra o regime, com o objetivo de derrubá-lo. Isso acontece em meio a um debate sobre a governança e o futuro democrático do país.

Além de Alkinain, foram detidos vários outros líderes de diferentes partidos e sindicatos, que permanecem há dias detidos sem qualquer comunicação com o mundo exterior. Entre os quais estão outros líderes do partido, como Sidig Yousif, Mirghani Atta Almanan, Abd Alfatah Rufaie e outros membros do PCS.

Com informações do PC Sudanês