Sem casas, haitianos preparam ações para Dia Mundial da Habitação

Três anos depois do terremoto que devastou o Haiti, milhares de haitianos ainda continuam sem ter onde morar. O tema "Lutar pela moradia adequada é lutar pela vida” não poderia ser mais propício para ser abordado no Dia Mundial da Habitação, celebrado no próximo dia 7 de outubro.

No Haiti, organizações que atuam em defesa da habitação e direito à moradia realizam uma série de atividades de sensibilização para chamar a atenção da sociedade e lembrar que o Estado deve garantir os direitos fundamentais de seus cidadãos. As atividades iniciaram nesta quarta-feira (2) com a apresentação de um relatório sobre o problema. Será feita uma avaliação sobre a expulsão dos campos de deslocados, com testemunho de homens e mulheres sobre a vida após a remoção.

Leia também:
Haitianos protestam contra presidente e exigem eleições

Reflexões sobre a política nacional de moradia, avaliação do governo, marcha e apresentação de um manifesto sobre o direito à habitação também estão previstos para os próximos dias.

Por meio de comunicado, as entidades acusam o governo de abandonar os desabrigados pelo terremoto e de não buscar soluções para os problemas de habitação do país.Desde o terremoto que matou 300 mil pessoas na ilha, milhares de desabrigados vivem em acampamentos provisórios, sem condições básicas de moradia. Nos últimos meses, o governo haitiano tem promovido o despejo e o fim dos acampamentos deixando centenas de pessoas sem abrigo.

Fonte: Adital