Aldo: governo está agindo para reduzir valor de ingressos da Copa

No programa “Fala, Ministro”, do Blog do Planalto, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, afirmou que o governo está realizando uma ação no sentido de reduzir o preço dos ingressos para a população de baixa renda nas competições nacionais.

Segundo ele, o objetivo é permitir “que aquele antigo torcedor da geral, já que a geral não existe nesses novos estádios, possa continuar frequentando os jogos de futebol pagando ingressos a preços acessíveis”. Aldo Rebelo disse que há uma atitude de muita receptividade, tanto por parte dos clubes como por parte da CBF e federações.

Leia também:
Aldo Rebelo acredita que Copa do Mundo ocorrerá em clima pacífico

Sobre a violência nos estádios, o ministro disse que o governo trabalha para banir dos jogos de futebol o torcedor violento, mas sem banir a torcida como fenômeno presente nos estádios. Para o ministro, “a festa da torcida é importante para o futebol, e essa festa não pode conceber a presença de atos de violência”.

Os investimentos na Copa deixarão legado?

A Copa do Mundo é praticamente um evento privado. O que o governo entra de recursos são empréstimos para a construção dos estádios, mas o governo será ressarcido, porque os empréstimos são conseguidos mediante todas as garantias. O que o governo tem investido é em obras de mobilidade urbana, em aeroportos, obras que seriam executadas com Copa do Mundo ou sem Copa do Mundo. São aeroportos, viadutos, avenidas e outras ações para melhorar o tráfego das cidades, das 12 cidades-sede da Copa do Mundo e que vão beneficiar a população. E essas obras recebem, praticamente, a maior parte dos investimentos do governo federal.

Os Ingressos estão muito caros?

Os ingressos para a Copa do Mundo já estão cotados num preço abaixo dos ingressos comercializados para o Campeonato Brasileiro. Nós temos quatro cotas de ingresso, temos a meia-entrada para as pessoas de terceira idade, temos o ingresso a meia-entrada para estudantes, temos 50 mil ingressos doados pela Fifa para as populações indígenas e beneficiários do Bolsa Família. O governo está realizando uma ação no sentido de reduzir o preço dos ingressos para a população de baixa renda nas competições nacionais. Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e outras competições realizadas no país, para que aquele antigo torcedor da geral, já que a geral não existe nesses novos estádios, para que eles possam continuar frequentando os jogos de futebol pagando ingressos a preços acessíveis. Há uma atitude de muita receptividade, tanto por parte dos clubes como por parte da CBF e federações.

Como combater a violência nos estádios?

O futebol é um espetáculo que se completa com a presença do torcedor. É o mais popular e o mais universal dos esportes, e além do quê é parte da nossa identidade. No Brasil, o futebol é mais do que um esporte. A violência afasta uma parcela grande dos torcedores dos estádios. Então nós estamos cuidando para prevenir, ou seja, punir a violência, banir dos jogos de futebol o torcedor violento, mas sem banir a torcida como fenômeno presente nos estádios. A festa da torcida é importante para o futebol, e essa festa não pode conceber a presença de atos de violência que nós, com a lei e a prevenção, procuramos combater.

Fonte: Blog do Planalto