China enfatiza papel asiático na recuperação econômica global

A 21ª Reunião dos Ministros de Economia dos países da Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico (Apec) se inicia em Bali, Indonésia, na segunda-feira (7). O presidente chinês, Xi Jinping afirmou que a reunião deve incentivar os países da região a liderar a recuperação econômica global. Xi deu ainda um discurso nesta quinta (3), no Congresso Nacional da Indonésia, sobre a posição chinesa na Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).

Presidentes da China e da Indonésia - AFP

Segundo o presidente chinês, a economia mundial entrou em uma fase de reajuste profundo, e o desenvolvimento de diversas regiões enfrenta desafios e oportunidades. Neste sentido, a região Ásia-Pacífico continua sendo a que possui mais vitalidade e potencial de desenvolvimento.

A Apec, como uma organização de cooperação econômica de nível mais alto nesta região, que abrange mais setores e com maior influência, desempenha um papel importante na promoção da cooperação da Ásia-Pacífico e integração econômica regional. Além disso, por reunir atores de papel relevante no cenário mundial, também tem potencial estratégico no debate de questões políticas e de conflito no contexto internacional, como é o caso da violência armada na Síria.

Xi Jinping disse esperar realizar três metas nesta reunião. Primeiro, firmar a confiança da comunidade internacional sobre o desenvolvimento da Ásia-Pacífico. Segundo, exercer o papel de liderança e coordenação da Apec, e propagar a importância da organização. Terceiro, promover, através desta reunião, a realização de metas positivas em diversos setores, tais como apoiar o sistema de negociação multilateral, coordenar o comércio livre regional e promover a construção de infraestruturas na região.

Nesta quinta (3), o presidente chinês foi o primeiro chefe de Estado estrangeiro a fazer um discurso no congresso da Indonésia. Durante a palestra de meia hora, Xi Jinping focou nas relações entre a China e os países da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), manifestando que a China pretende levar mais benefícios para os povos da região.

Segundo ele, a China e a Indonésia vêm reforçando as cooperações nos assuntos regionais e internacionais. “Manter uma boa relação bilateral tem um significado positivo na promoção de uma ordem política e econômica internacional mais justa e racional”, disse.

No discurso, Xi revelou que a China tenta atingir o valor do comércio bilateral com a Indonésia de US$ 1 trilhão até 2020, criar o Banco Asiático para Investimento de Infraestrutura, e oferecer bolsas de estudos para 15 mil alunos dos países que compõem a Asean.

Com informações da Rádio China Internacional