Coreia Popular lembra data de declaração pró-reunificação

O Comitê Nortista para a Execução da Declaração Conjunta de 15 de Junho, o Conselho de Reconciliação Nacional e a direção do norte da Aliança Pan-nacional pela Reunificação da Pátria publicaram na quarta-feira (2) uma declaração conjunta por motivo do 6º aniversário da publicação da histórica Declaração de 4 de Outubro.

Na época que foi publicada, a Declaração de 4 de Outubro ganhou apoio unânime e aplausos de toda a nação e serviu de bandeira que estimula a marcha pela reunificação.

Leia a seguir a íntegra da nota publicada pelas organizações:

Embora a era de reunificação de 15 de junho tenha sofrido desafios, a nação coreana pode avançar a passos firmes pela única via de reunificação, renovando a esperança com a declaração conjunta Norte-Sul.

Não é fácil a luta por cumprir essa causa nacional e se tornam cada dia mais brutais as manobras de obstrução das forças internas e externas antirreunificação.

Hoje em dia, a nação coreana se encontra outra vez no dilema de defender a declaração conjunta Norte-Sul ou repetir o círculo vicioso de confrontação fratricida.

O Comitê Nortista pela Execução da Declaração Conjunta de 15 de Junho, o Conselho de Reconciliação Nacional e a direção do norte da Aliança Pan-nacional pela Reunificação da Pátria expõem a seguinte posição de princípios, partindo de sua nobre missão assumida ante a história e a nação:

Primeiro, lutaremos até o fim para manter e executar cabalmente a Declaração Conjunta Norte-Sul de 15 de Junho e a Declaração de 4 de Outubro, que refletem a aspiração e o desejo de todos os compatriotas.

Segundo, frustraremos de forma taxativa a brutal campanha de confrontamento de regimes e de provocação de guerra das forças internas e externas opositoras à reunificação, que agravam a desconfiança e a hostilidade entre ambas as partes da Coreia.

Terceiro, conduziremos de forma audaz a luta solidária pan-nacional para lograr a reconciliação e a unidade nacionais, sob a bandeira da Declaração Conjunta Norte-Sul.

Com informações da Embaixada da República Popular Democrática da Coreia no Brasil