Evo Morales, Correa e Maduro reúnem-se nesta quinta na Bolívia

Os presidentes da Bolívia, Evo Morales; do Equador, Rafael Correa; e da Venezuela, Nicolás Maduro, se reúnem nesta quinta-feira (3) em Cochabamba, Bolívia, com o objetivo de fortalecer as relações entre si e analisar o estado dos mecanismos de integração.

Segundo explicou o mandatário boliviano, o encontro busca analisar políticas econômicas e produtivas para fortalecer a integração da América do Sul e ampliar o mercado para produtos de exportação.

De acordo com a agenda apresentada pela Chancelaria boliviana, os governantes manterão uma reunião tripartite na manhã desta quinta-feira e à tarde irão à região de cultivo da folha de coca de Ivirgarzama, onde participarão em uma manifestação popular.

Nessa localidade na região do Chapare, reduto político de Morales, terá lugar um ato de massas, que contará com a participação de todos os movimentos sociais existentes no país.

O governante boliviano antecipou que durante as conversações os presidentes dialogarão também sobre iniciativas para reforçar a integração regional através da União de Nações Sul-americanas (Unasul), a Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (Alba) e a Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac).

A visita de Correa foi anunciada na semana passada pelo embaixador equatoriano na Bolívia, Ricardo Ulcuango, através de sua conta do Twitter, enquanto a de Maduro foi anunciada pelo próprio Morales em um ato pelo Dia do Turismo em Salar de Uyuni.

Correa e Maduro voltam à Bolívia três meses depois de terem participado na cúpula da Unasul depois do bloqueio aéreo sofrido por Morales na Europa.

O chefe de Estado boliviano visitou seu par equatoriano em 22 de julho último, em Quito, e na quinta-feira da semana passada participou em um encontro com o venezuelano no Palácio Miraflores.

Prensa Latina