Presidente chinês quer maior cooperação entre países asiáticos

Antes de viajar para a Indonésia e Malásia, o presidente da China, Xi Jinping, deu uma entrevista à imprensa destes dois países. Durante a entrevista, o líder chinês falou sobre a situação econômica da região Ásia-Pacífico e as relações entre a China e a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).

A China vai receber em 2014 o 22º encontro dos líderes da Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico, afirmou Xi, acrescentando que quer aproveitar esta oportunidade para promover o avanço das relações entre os diversos países asiáticos.

Segundo Xi, a economia da Asia-Pacífico vai manter um crescimento rápido e estável no futuro. Sendo parte da região, a China quer contribuir mais para o desenvolvimento sustentável e prosperidade desta zona, concluiu o presidente chinês.

No congresso da Indonésia

Antes de deixar a Indonésia e seguir para a Malásia, Xi reuniu-se em Jacarta com o presidente do Congresso da Indonésia, Marzuki Darusma.

Xi Jinping lembrou a Marzuki que ele e o presidente Susilo concordaram elevar as relações bilaterais para a parceria estratégica plena.

A China almeja reforçar a comunicação estratégica com a Indonésia e promover as cooperações nas áreas do comércio e cultura.

Ele afirmou esperar que os órgãos legislativos de ambos os países intensifiquem os intercâmbios e aprendam um com o outro.

Marzuki saúda a visita de Xi Jinping e sua palestra preferida no Congresso. Ele disse que Xi é o primeiro chefe de Estado estrangeiro a fazer um discurso no Congresso da Indonésia.

Segundo Marzuki, a Indonésia vem mantendo uma boa relação de cooperação com a China ao longo dos últimos anos, salvaguardando o intercâmbio estreito entre os órgãos legislativos dos dois países.

O Congresso indonésio apoia o desenvolvimento das relações bilaterais com a China e deseja desempenhar um papel positivo na promoção das cooperações nos setores do comércio, investimento, infraestrutura e educação.

Malásia

Xi chegou na noite desta quinta a Kuala Lumpur, dando início a uma visita de Estado à Malásia.

No aeroporto da capital malaia, Xi disse que a China e a Malásia são países importantes na região e possuem interesses comuns em várias áreas. Aprofundar a cooperação estratégica entre os dois países corresponde à vontade de ambos os povos, disse.

Xi deve manter encontros com o líder supremo Tuanku Abdul Halim e o primeiro-ministro Najib Tun Razak. Xi vai também participar do Fórum de Cooperação Econômica China-Malásia, com o objetivo de impulsionar as já antigas relações e estimular a cooperação estratégica entre os países.

Najib realizou um jantar em casa para saudar a visita de Xi Jinping. Os dois líderes mantiveram uma conversa amistosa sobre temas de interesse comum.

Depois da Malásia, Xi Jiping vai regressar à Indonésia para participar do 21º encontro dos líderes da Apec, que se realiza em Bali.

Fonte: Rádio Internacional da China