Venezuela derrubará aviões que entrarem ilegalmente no país

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou hoje (3) um novo regulamento da Lei de Controle para a Defesa do Espaço Aéreo que permite ao chefe de Estado mandar derrubar qualquer aeronave que entre ilegalmente em território venezuelano e que esteja vinculado a atividades ilícitas como o tráfico de drogas.

Maduro - Efe

Segundo a Agência Venezuelana de Notícias (AVN), Maduro afirmou durante uma visita ao Comando Geral da Guarda Nacional que "a partir desta data, qualquer aeronave que entre na Venezuela (de forma ilegal) vai ser convidada a aterrizar em paz, caso contrário será derrubada".

O intrumento jurídico aprovado permite  ainda  a aplicação de ações de interceptação, persuasão e inutilização de todo avião ou objeto que infrinja as disposições sobre a circulação aérea.

"Que saiba o narcotráfico internacional” que, a partir de hoje, qualquer avião que entre na Venezuela será derrubado pelos caças do país se estiver relacionada com o tráfico de droga e não obedecer às instruções dada.

Por outro lado, segundo ele, os narcotraficantes "têm um grande poder" que em alguns casos é usado para "criar expedientes" como "arma política" para dar a imagem de que a Venezuela "é um narco-Estado".

Da redação do Vermelho,
Com informações da Agência Brasil e AVN