PCdoB-RS lança Emilia Fernandes como pré-candidata ao Senado

Um ato político carregado de emoção marcou a chegada da ex-senadora Emília Fernandes ao PCdoB nesta sexta-feira, em Porto Alegre. Emília, que atualmente é secretária executiva do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), foi abraçada pela militância e pelas lideranças partidárias em um café da manhã no Chalé da Praça XV, tradicional ponto de encontro da capital gaúcha. O evento também marcou a decisão de apresentá-la como pré-candidata ao Senado pelo partido.

Emilia - Mauricio Concato

O ato foi conduzido pelo presidente estadual da sigla, Raul Carrion, que lembrou a trajetória de vitórias de Emília, a primeira senadora eleita pelo Rio Grande do Sul, em 1994, seu papel como deputada federal e Ministra do governo Lula. "Recebemos a Emília com muita alegria, muito orgulho pois trata-se de uma liderança de alcance nacional que vem reforçar nossa luta em favor de um Brasil mais soberano, democrático e com os avanços que a gente precisa." Carrion também assinalou o protagonismo das mulheres no PCdoB.

Senado

A deputada Manuela assinalou que há muito tempo havia o desejo no PCdoB de contar com Emília Fernandes nas suas fileiras, o que se concretizou agora. "É uma mulher forte, da fronteira, que tem uma trajetória política muito significativa." Coube à deputada apresentar a proposta do partido para que Emília concorra a uma vaga para retornar ao Senado no próximo ano. "O Senado Federal precisa do teu retorno Emília, para reforçar a luta para que este ciclo mudancista continue. Precisamos de ti no Senado para que tenhamos mais mudanças no nosso país, as mudanças que o povo precisa", afirmou.

Outra que fez questão de apresentar as boas vindas à Emília foi a vereadora de Porto Alegre, Jussara Cony. "Levantei mais cedo hoje, pois queria me preparar bem para este ato que tanto me emociona. Quero receber a Emília e, junto com ela, o Jorge, irmão dela e a irmã, Tarsila (ambos presentes no evento)." Jussara chamou a atenção para o trabalho desempenhado por Emília como uma liderança mulher, que abriu mão de muitos outros aspectos da sua vida em prol da construção e da participação na boa política. "Emília tem a cara e a coragem da mulher na luta", completou.

Carta

Outro momento marcante foi a leitura de uma carta escrita pelos filhos da ex-senadora, parabenizando-a pela decisão. Diz um trecho da carta: "Uma boa guerreira não foge à luta. Emília nasceu para enfrentar desafios. Arriscar, sonhar e defender ideias (…). Uma mulher sem medo de levantar e lutar. Que nunca largou a militância, as ruas e nasceu para a política. (…) Viva a democracia, viva o reconhecimento, viva a mulher na política!"

"Me sinto em casa"

Emília chamou a atenção para a importância da valorização da política transformadora. De aprender com o passado sem abrir mão de transformar o presente — neste tempo vivido — para garantir o futuro de igualdade. "Comecei como professora, sindicalista, vereadora por 12 anos em Santana do Livramento, depois como senadora e deputada federal, mas eu sou uma educadora e faço questão de de dizer no princípio e no sentido mais amplo da palavra.". Ela destacou que, quando esteve no Senado, foi um momento de renovação daquela casa, no qual ela aprendera muito. "Desde lá, passei por muitos momentos na minha vida, e nada apagou a chama do meu coração de sair para a rua, de conversar com os jovens, com os mais experientes, pra dizer que este país tem jeito. Que é possível diminuir as desigualdades."

Disse se sentir preparada para esta nova jornada e se sentir muito bem nos quadros do PCdoB. "Com este espírito coletivo que nos une, somarei fileiras e ajudarei a construir com a força da minha luta as transformações que o Rio Grande e o Brasil ainda precisam".

Em reunião da Comissão Política da direção estadual realizada na manhã desta sexta-feira, a filiação de Emília Fernandes foi apresentada no contexto de um balanço positivo dentre as filiações de lideranças que o partido vem realizando no estado. O PCdoB apresentará o balanço final, que prepara o projeto eleitoral do partido para 2014, na Conferência Estadual, etapa local do 13º Congresso, que ocorrerá nos dias 12 e 13 de outubro, no Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa.

Da redação local