Câmara aprova pagamento a servidores parados nos EUA

A Câmara dos Estados Unidos, liderada por republicanos, aprovou nesta sexta-feira (4) um projeto de lei que deve pagar retroativamente 800 mil trabalhadores temporários quando o "fechamento" ou shotdown do governo terminar.

A medida agora passa pelo Senado, liderado pelos democratas. A Casa Branca disse que o presidente Barack Obama vai assinar a lei.

Leia também:
Governo dos Estados Unidos atravessa o segundo dia de Shutdown
 

Por outro lado, a falta de acordo entre republicanos e democratas sobre o Orçamento paralisa o governo desde terça-feira (1º) e não parece estar em vias de resolução.

O presidente dos EUA, Barack Obama, intensificou nesta sexta (4) a pressão sobre os republicanos ao pedir que o Congresso "pare com esta farsa" e dê fim ao bloqueio da aprovação orçamentária que paralisa o governo federal.

"Vão e votem. Parem com essa farsa e acabem com o 'fechamento", disse o presidente, dirigindo-se aos republicanos, em seu discurso semanal no rádio e na TV.

O Senado aprovou o Orçamento e "tem legisladores republicanos e democratas suficientes na Câmara dos Representantes dispostos a fazer o mesmo", disse Obama.

O presidente afirmou que não pagará "um resgate em troca da retomada da administração". Ele se recusou a negociar com os republicanos, que propõem condições como a de estabelecer cortes no Orçamento do plano universal de saúde.

Fonte: Folha online