Mujica envia carta ao Vietnã e lamenta morte de Vo Nguyen Giap

Vo Nguyen Giap, que morreu na sexta-feira (4) aos 102 anos, foi, juntamente com Ho Chi Minh, o criador, em dezembro de 1944, da Unidade de Propaganda Armada para a Libertação Nacional, o núcleo inicial do Exército do Povo do Vietnã. "O general Giap foi o gestor da independência vietnamita, excepcional estrategista e inspirador da liberdade no mundo inteiro", afirmou o presidente uruguaio, José Mujica, que enviou uma carta de condolência ao mandatário do Vietnã, Truong Tan San.

Vo Nguyen Giap

A chancelaria uruguaia deu a conhecer neste domingo (6) a carta escrita por Mujica e dirigida a Tan Sang, na qual o mandatário transmite suas condolências e as do povo uruguaio ante "a partida física do legendário geral".

“A despedida em paz do general Vo Nguyen Giap enaltece a memória de sua longa vida inteiramente dedicada a semear a rebeldia ante a opressão e a esperança no fator humano como chave da vitória, por mais impossível e longínqua que pareça”, assinala o texto.

Leia também: 

Comunistas homenageiam o vietnamita Vo Nguyen Giap
Giap, o general modesto que venceu Japão, França e EUA
Vietnã: Morre herói da resistência e independência, general Giap

Mujica conclui a carta de despedida afirmando: “Nosso sentimento de pesar não obscurece a certeza de que seu depoimento e seu compromisso seguem vivos e são já um dos maiores legados para toda a humanidade”.

Da redação do Vermelho,
Com informações da Prensa Latina