Pequim prepara-se para reunião da APEC 2014

Os preparativos para a reunião em Pequim de líderes das economias do Fórum de Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico (APEC) 2014 estão a pleno vapor, anunciou na terça-feira um funcionário da capital chinesa.

Zhao Huimin, diretor-geral do Departamento de Relações Exteriores de Pequim, disse em uma entrevista coletiva que a capital está fazendo esforços intensos para os preparativos da reunião.

"O comitê organizador estabeleceu um site de internet oficial da APEC 2014 e completou o desenho do logo da conferência", assinalou Zhao. A reunião de líderes da APEC 2014 se realizará no Lago Yanqi, a 50 quilômetros ao nordeste do centro de Pequim.

Atualmente, está sendo construindo um centro internacional de convenções, um hotel boutique e 12 mansões VIP, que deverão entrar em operação no final de 2013.

Zhao expressou seu agradecimento e felicitações ao comitê organizador indonésio da APEC pelos arranjos completos e pela hospitalidade, dizendo que sua equipe aprendeu muito das experiências bem-sucedidas e das boas práticas da Indonésia.

"Ofereceremos aos participantes todos tipos de soluções sob medida, incluindo acomodação de habitações, menus de alimentos e serviços de idiomas", disse Zhao.

As Filipinas organizarão a cúpula depois da Indonésia neste ano, e a China, em seguida. O Peru e o Vietnã continuarão em 2016 e 2017.

O evento anual reunirá 21 líderes econômicos, que discutirão uma ampla série de temas com o objetivo de impulsionar os laços econômicos.

A APEC, que também inclui os Estados Unidos, agrupa membros da Bacia do Pacífico que representam mais da metade da produção econômica do mundo.

Fonte: Rádio Internacional da China