Jovem paquistanesa vence prêmio de direitos humanos na Europa

A menina paquistanesa Malala Yousafzai, de 16 anos, que no ano passado foi atingida a tiro na cabeça quando regressava a casa da escola, ganhou nesta quinta-feira (10) o prêmio Sakharov 2013 de Liberdade de Expressão.

Jovem paquistanesa vence prêmio de direitos humanos na Europa - Luke MacGregor/Reuters

Os líderes dos grupos políticos da Eurocâmara votaram unanimamente em Malala, que é considerada uma forte candidata a ganhar também o prêmio Nobel da Paz, a ser entregue nesta sexta-feira. 

A menina, que sobreviveu ao ataque realizado por parte de integrantes de Tehrik-e Talibã Paquistão (TTP) na cidade de Mingora, no distrito Swat da província de Khyber Pakhtunkhwa (localizado no noroeste do país), por falar contra os extremistas e defender o acesso das mulheres à educação, passou meses hospitalizada no Reino Unido, onde reside agora com a família.

O presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, disse que Malala é uma "menina que demonstrou ter mais coragem do que muitos adultos". Segundo ele, a atitude da jovem "encoraja as pessoas a seguirem seu exemplo apesar de viver em mundo dominado pelos homens".

Malala disputava o prêmio com o ex-prestador de serviços da CIA Edward Snowden, nome proposto pela esquerda progressista da Eurocâmara. 

A paquistanesa é a mais jovem vencedora da história do tradicional prêmio europeu. O prêmio Sakharov 2013 será entregue neste mês, em Estrasburgo (França), em uma sessão do Parlamento Europeu.

Da redação do Vermelho,
Com informações da EFE