Carrion comemora 50 anos de militância revolucionária

O deputado Raul Carrion (PCdoB-RS) comemora neste sábado (12) a passagem dos 50 anos de militância política. O jantar de confraternização ocorre no CTG 35 (Avenida Ipiranga, 5.300, Porto Alegre) a partir das 20h. O convites são por adesão.

carrionluta - rbs

Carrion é deputado estadual, líder do PCdoB na Assembléia Legislativa do RS e presidente estadual da legenda. Funcionário concursado do Ministério Público Estadual, Carrion é historiador graduado pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e pós-graduado pela FAPA (Faculdades Porto-Alegrenses).

Cedo iniciou a sua atuação política. Aos 17 anos já militava no movimento secundarista e na organização revolucionária Ação Popular. O golpe militar de 1964 vai encontrá-lo no curso de Engenharia Química da UFRGS, onde logo se destacou como líder universitário na luta contra a ditadura. A partir de 1965, ligou-se ao movimento sindical metalúrgico e calçadista de Porto Alegre. As exigências da luta lhe obrigaram a interromper os estudos. Em 1968, passou a viver na clandestinidade na região do Vale dos Sinos, onde trabalhou como metalúrgico e ajudou a organizar o operariado calçadista.

Em fins de 1969, ingressou no PCdoB, retornando a Porto Alegre. Voltou a estudar na UFRGS, desempenhando importante papel nas lutas estudantis de então. Também trabalhou como professor em cursinhos e escolas particulares. Foi eleito para o Comitê Regional do PCdoB e tornou-se o seu Secretário de Organização.

Em conseqüência de sua luta, foi preso em maio de 1971 e barbaramente torturado no DOPS/RS e na OBAN (Operação Bandeirantes) em São Paulo, não se dobrando aos seus algozes. Libertado pela Justiça, perseguido pelos órgãos de repressão, foi forçado ao exílio.
Após o retorno ao país, em fins do regime ditatorial, destacou-se como ativista sindical e liderança metalúrgica. Foi também importante liderança na luta pelas “Diretas Já” e pela Constituinte.

Em 1987, foi indicado Chefe de Gabinete da então vereadora pelo PCdoB Jussara Cony. Participou ativamente das lutas pela moradia no Parque dos Maias, Jardim Leopoldina, Cohab Rubem Berta e Humaitá. Em 1988, foi o candidato do PCdoB à Prefeitura de Porto Alegre. Em 1989, foi morar na vizinha cidade de Canoas, onde passou a presidir o PCdoB e a atuar ativamente nas lutas sindicais e populares. Em 1990, foi candidato à suplência do Senado pela Frente Progressista Gaúcha. Em 1991, presidiu a gestão “Vida e Cidadania” da Fundasul, órgão com quase mil funcionários, responsável por toda a assistência social no Estado.

Em 1992, foi candidato do PCdoB a vereador de Porto Alegre, sendo eleito 1º suplente. Assumiu de forma permanente em 1996. Nas eleições de 2000, Carrion foi eleito vereador pelo PCdoB, com a 8ª maior votação de Porto Alegre. Em 2002 foi candidato a deputado federal, fazendo mais de 54 mil votos. Em 2004, foi reeleito vereador de Porto Alegre, sendo o 4º mais votado. Em 2006, Carrion foi eleito deputado estadual do PCdoB. Reelegeu-se quatro anos depois.

Durante seu mandato de vereador, destacou-se por sua luta pela Reforma Urbana, em defesa dos sem-teto e contra os despejos.

Na Assembléia Legislativa do RS, coordenou a Comissão Especial de Habitação e Regularização Fundiária e relatou a Subcomissão de mesmo nome. É membro de duass Comissões Permanentes, coordena a Frente Nacional de Parlamentares pela Reforma Urbana e a Frente Parlamentar por Reparações, Direitos Humanos e Cidadania Quilombola e a Frente Parlamentar Gaúcha de Apoio à Ferrosul e Qualificação e Ampliação do Transporte Ferroviário. É membro do Conselho Nacional e Estadual das Cidades e da Unale (União dos Legislativos Estaduais). Seus mandatos no Legislativo do RS são pautadas pelo direito à moradia e reforma urbana, por políticas afirmativas para a comunidade negra e pelos direitos dospovos indígenas, em especial o direito à demarcação dos seus territórios tradicionais. 

De Porto Alegre, 
Isabela Soares