CTB participa de ato na Câmara de SP pelos 60 anos da Petrobras

O secretário de Relações Internacionais da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Divanilton Pereira, representou a Central nesta quinta-feira (10) durante a Sessão Solene organizada pela Câmara Municipal de São Paulo em homenagem aos 60 anos da Petrobras.


Foto: Divulgação CTB-SP

Trabalhador petroleiro, Divanilton fez uma exposição em nome da CTB, na qual afirmou que a Petrobras, em sua história, foi fundamental para consolidar a soberania nacional.

Confira abaixo a íntegra de sua exposição:

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) agradece o convite para participar dessa sessão especial e se sente honrada mais ainda, por ela celebrar um projeto nacional vitorioso: o sexagésimo aniversario da Petrobras. Parabéns, vereadora Juliana Cardoso pela sua iniciativa.

Uma luta histórica

O nascimento da Petrobras há 60 anos ocorreu numa geopolítica tensa do pós-guerra, marcada por uma forte polarização econômica e ideológica.

O Brasil aproveitando as oportunidades desse tempo adianta seus passos rumo a sua industrialização. O Presidente Getúlio Vargas em fase nacionalista de seus governos, efetiva a criação da Petrobras, uma empresa estatal para desenvolver a atividade petrolífera no pais.

Esse ato do então Presidente Vargas é resultante de intensa luta politica. De um lado o povo, protagonizando uma das maiores campanhas populares no Brasil, a do "o petróleo é nosso" e de outro, forcas reacionárias lideradas pelos interesses dos Estados Unidos, que manipularam o quanto pôde para evitar que um país como o nosso adentrasse a pesquisa, a exploração e a produção de um bem com caráter estratégico como o petróleo.

Aquela inspiração popular pela afirmação nacional, pela sua soberania e pelo seu próprio desenvolvimento venceu a batalha.

Fonte: Portal da CTB