Conferência Estadual do PCdoB de Goiás envolve 126 municípios

O PCdoB-Goiás realizou neste sábado (12) a Conferência Estadual do Partido no Auditório Jaime Câmara da Câmara Municipal de Goiânia. A atividade teve a presença de mais de 200 delegados e delegadas eleitos nas conferências municipais, além de vereadores e vereadoras, militantes, sindicalistas e simpatizantes. Participaram representantes de mais de 60 municípios do estado.

Conferência Estadual do PCdoB Goiás


Compuseram a mesa de abertura a deputada Isaura Lemos, presidenta estadual do partido; a vereadora por Goiânia, Tatiana Lemos; o secretário de Organização do PCdoB, Euler Ivo; o jornalista Altamiro Borges, representante do Comitê Central, fundador e presidente do Núcleo do Centro de Estudos de Mídia Alternativa ‘Barão de Itararé’; Luís Carlos Orro, também membro do Comitê Central; a ex-deputada Denise Carvalho; o ex-deputado Fábio Tokarski; Honório Ângelo da Rocha, e o professor Nivaldo dos Santos, todos membros do Comitê Estadual do Partido. 

Durante a conferência, a deputada Isaura Lemos e o ex-deputado Fábio Tokarski fizeram um balanço das atividades partidárias nos últimos dois anos, destacando a maior presença do partido no estado e a firme atuação no parlamento e nas lutas sociais.

O secretário de Organização e ex-vereador Euler Ivo apresentou o quadro das conferências realizadas em 91 municípios e a criação de mais 30 comissões provisórias. Ressaltou o envolvimento de 3.153 filiados em todo o processo das conferências municipais.

O representante do Comitê Central e secretário de Mídia do PCdoB, Altamiro Borges, fez a apresentação das Teses do Congresso do PCdoB. No decorrer do evento, camaradas de várias regiões do estado se posicionaram sobre as Teses com propostas de resoluções a serem encaminhadas ao 13º Congresso Nacional, que será realizado entre os dias 13 e 16 de novembro próximo, em São Paulo.

Foi aprovada a Resolução Política, que reafirma o apoio à reeleição da presidenta Dilma, à eleição de um governo de oposição ao governo do PSDB. O texto também aponta para a necessidade de realização de coligações eleitorais que nos permitam, como objetivo prioritário, reeleger a deputada estadual Isaura Lemos e ainda conquistar outra cadeira na Assembleia Legislativa. Nosso partido disputará com grande determinação uma vaga na Câmara Federal. Para isso já temos, entre outros nomes, a vereadora Tatiana Lemos.

Também foi eleito o novo Comitê Estadual do PCdoB, assim como os 21 delegados e delegadas que representarão Goiás no 13º Congresso.

Fortalecimento e crescimento do PCdoB no processo de conferência estadual

O PCdoB de Goiânia deu um salto organizativo, estruturando-se em 39 bases nos diversos segmentos e regiões da capital. Esse crescimento se refletiu na Conferência Municipal, que contou com 143 delegados e delegadas e envolveu cerca de 650 filiados.

Em Aparecida de Goiânia, três grandes assembleias de bases ocorreram, envolvendo cerca de 220 filiados.

Em Luziânia, o PCdoB também se fortaleceu e cresceu. Para o presidente do partido no município, Mardônio Florentino Martins, o PCdoB, que antes não tinha expressão política, cresceu com a nova direção. “Crescemos de 22 para 500 filiados. Somos o único partido em Luziânia com sede própria. O PCdoB é um partido ligado aos movimentos sociais e estamos preparando para sermos a terceira via nas eleições de 2016”, disse. “Nas próximas eleições, vamos lançar candidato a deputado estadual para representar o Entorno do DF”, acrescentou.

Sidney Pereira Lopes, presidente do PCdoB de Águas Lindas, informou que o PCdoB vem realizando reuniões mensais com os filiados para as devidas articulações políticas. “Estamos crescendo em Águas Lindas. Hoje, temos mais de 500 filiados. Nossa conferência municipal, realizada no dia 28 de setembro, teve 141 participantes. Elegemos 12 delegados e delegadas, todos bem articulados para trabalhar pelo PCdoB, pela deputada Isaura e para os demais candidatos nas próximas eleições.”

Francisco Mendes Gomes, fundador do PCdoB em Formosa e hoje secretário sindical do partido no município, espera que sua legenda continue crescendo. De acordo com ele, o PCdoB ocupa duas secretarias importantes (Saúde e Educação) e elegeu um vereador (um camponês). “Fomos o terceiro partido mais votado no município. Tivemos 4.210 votos nas últimas eleições. Ficamos à frente, inclusive, do PSDB”, contou.

Laureano Ribeiro de Melo, presidente do PCdoB em Alexânia, disse que quer fazer um trabalho maior de divulgação do partido em sua cidade, mas que sente falta de uma sede própria. “A maioria dos outros partidos tem uma sede própria. Isso é importante para que as pessoas que precisam conhecer o partido e tirar dúvidas se dirijam ao escritório. Hoje, o que fazemos é um trabalho de divulgação entre amigos. Queremos ampliar isso.”

O vereador Leonardo Lopes, de Mairipotaba, disse que o PCdoB lançou três pré-candidatos a vereador e dois venceram as últimas eleições. “Nossos objetivos são disputar a Prefeitura e aumentar mais uma cadeira na Assembleia Legislativa e mais uma na Câmara dos Deputados. Esperamos fazer jus à bandeira do PCdoB: lutar pelo bem comum”, concluiu.

Na avaliação do presidente do PCdoB de Flores de Goiás, Domingos Rodrigues Coimbra, o partido é democrático e conta com pessoas que trabalham de forma séria. ”Por isso, está crescendo. Tem mais de 50 pessoas de outros partidos que estão vindo para o nosso”, comemorou. “Isso mostra que PCdoB tem projetos”, completou. Ainda de acordo com ele, a legenda não irá lançar candidato a deputado no ano que vem, mas apoiará a deputada Isaura Lemos para a reeleição. “A camarada Isaura tem uma história de luta”, finalizou.

Já Divino Goulart da Silva, da Relação Institucional do PCdoB de Morrinhos, espera que o partido desenvolva mais em sua cidade. “Precisamos de um partido que assuma a luta da moradia, da educação, da reforma agrária e da agricultura familiar em nosso município. O PCdoB tem capacidade para isso.”

Conferências

Nos últimos dois meses, o PCdoB realizou conferências municipais pelo interior do estado com o objetivo de renovar o partido e eleger os delegados e as delegadas para a Conferência Estadual do último sábado. Ao todo, 126 municípios foram mobilizados e 3.153 pessoas envolvidas.

Entre as cidades onde foram realizadas as conferências municipais, estão: Águas Lindas, Aurilândia, Cidade Ocidental, Colinas do Sul, Crixás, Ipiranga, Itapaci, Porteirão, Pilar de Goiás, Pontalina, Rio Quente, Santa Helena de Goiás, Senador Canedo, Novo Gama, Teresópolis, Formosa, Posse, Flores de Goiás, Padre Bernardo, Simolândia, Alto Horizonte, Rubiataba, São Francisco, Alvorada do Norte, Buritinópolis, Abadia de Goiás, Aragarças, Bonfinópolis, Cromínia, Edealina, Itaguari, Nova Veneza, São Francisco, Alexânia, Alto Paraíso, Baliza, Bom Jardim, Cristalina, Hidrolândia, Ivolândia, Nova Roma, Professor Jamil, Senador Canedo, Iaciara, Mozarlândia, Nova Crixás, Petrolina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso, Niquelândia, Piranhas, Sítio da Abadia, São Miguel do Araguaia, Caiapônia, Aurilândia, Aparecida de Goiânia, Faina, Inhumas, Palestina de Goiás, Planaltina, Orizona, Rio Verde e Uruaçu.

Confira a lista com os nomes do novo Comitê Estadual do PCdoB-GO:

Aderizelio Gomes (Santo Antônio do Descoberto)
Agenerio da Silveira Machado (Valparaiso)
Ailma Maria de Oliveira
Alan Francisco de Carvalho
Alberto (Simolândia)
Álvaro Lopes de Sousa (Crixás)
André Luiz Barbosa do Nascimento
André Luiz de Oliveira (Catalão)
Artur Barreira Dias
Bruno Aurélio Rodrigues da Silva Pena
Carlos Augusto Burgos Ambrósio
Chico Bode (Formosa)
Cleuber Cardoso (Itumbiara)
Damião Silva de Oliveira(Valparaiso)
Denise Aparecida Carvalho
Edilamar Clarinda de Rezende 
Edna Ferreira da Silva (Piranhas)
Edsaura Maria Pereira
Elisângela Rodrigues (Anápolis)
Elizângela Jesus Moura Arantes (Ipameri)
Erveline Batista de Lima
Euler Ivo Vieira
Fábio Tokarski
Fabricio Oliveira da Silva (Itapaci)
Fabrizio de Almeida Ribeiro (Anápolis)
Fernando Dominience
Francisco Canindé da Silva (Porteirão)
Geovana Reis
Geovane Silva Martins (Goiás)
Gilmar Arão Gomes
Guilherme Artur Gasel Martins
Honório Ângelo da Rocha
Iago Montalvão
Ida Ester Chaves Ruiz (Cristalina)
Isaura Lemos
Itamar Pires Ribeiro
João Guimarães Sobrinho
Jordeni de Assis da Silva
Juvelino Lemes Siqueira (Iporá)
Kelline Pereira Lopes (Padre Bernardo)
Leandro Silva Soares
Leonardo Cabral (Mairipotaba)
Limenia Alves Oliveira (Aparecida de Goiânia)
Lucas Ribeiro Marques
Lúcia Helena Rincon Afonso
Luiz Afonso Arantes (Ipameri)
Luiz Carlos Orro de Freitas
Marcos Dias da Silva
Mardônio Florentino Martins (Luziânia)
Maria Rosa Barbosa Porto (Goianésia)
Maria Rosimar Pereira (Cidade Ocidental)
Miriam Otaviano Porto (Pontalina)
Nivaldo dos Santos
Rubensmar Araújo (Aparecidade Goiânia)
Samara Guimarães Anjo (Águas Lindas)
Sidney Pereira Lopes (Águas Lindas)
Silvio Costa
Tatiana Lemos
Valdeir Jesus de Oliveira (Itumbiara)
Valtuídes Mendes da Silva
Vinicius Clementino Ciqueira
Virgílio Alencar Santana
Willian Panda (Aparecida de Goiânia)
Zeila Moreira de Oliveira (Itapuranga)

Da Redação Local