Congresso homenageia Vinícius de Morais em seu centenário 

O Congresso Nacional realiza sessão solene nesta segunda-feira (14) para homenagear o centenário de nascimento do poeta Vinicius de Moraes. A sessão foi requerida pelo senador Inácio Arruda (PCdoB-CE). Na terça-feira (15), a Comissão de Cultura da Câmara promove audiência pública para debater a contribuição de Vinicius de Moraes para a cultura brasileira e comemorar o centenário de seu nascimento. 

Congresso homenageia Vinícius de Morais em seu centenário - Agência Senado

Também na terça-feira, sessão do Senado vai promulgar a PEC da Música. O anúncio foi feito pelo senador Jorge Viana (PT-AC), na presidência da sessão plenária de sexta-feira (11). “É a semana da cultura. Vamos homenagear Vinícius de Moraes, no dia 14, e, no dia 15, sancionaremos a PEC da Música”, disse Viana.

Na homenagem a Vinicius (foto ao lado), Inácio faz uma pequena biografia do homenageado e afirma que o Senado presta um justo reconhecimento à vida e à obra de um dos brasileiros que mais contribuíram para o engrandecimento de nossa cultura, tanto no Brasil como no exterior.

Inácio Arruda recorda que Vinicius de Moraes nasceu no Rio de Janeiro, em 19 de outubro de 1913. De acordo com o parlamentar, ele foi “um dos maiores expoentes da cultura brasileira do século 20”.

Também compositor e diplomata, Vinicius foi “um poeta refinado, que dominava como poucos as formas eruditas”, destaca Inácio Arruda, para quem o homenageado foi “um dos mais sensíveis letristas do cancioneiro popular, autor de clássicos inesquecíveis ao lado de parceiros como Tom Jobim, Baden Powell, Carlos Lyra, Chico Buarque e Toquinho, entre outros”.

Morto em 9 de julho de 1980, Vinícius foi exonerado do Itamaraty em 1969, “por ato de força do regime ditatorial”. Inácio Arruda observa que esta injustiça contra ele cometida somente foi reparada post mortem, em 2010, por iniciativa do governo Lula.

Contribuição do poeta

Na Comissão de Cultura da Câmara, presidida pela deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), será debatida a contribuição de Vinicius de Moraes para a cultura brasileira e, após a audiência pública, será realizado um tributo em homenagem ao poeta, no Hall da Taquigrafia.

O tributo cultural terá a apresentação da cantora Lúcia de Maria; do violonista e cantor Amilcar José; do tecladista José Cabrera; do contra-baixista, Antenógenes Silva (Zambinha); do percussionista Marcelo de Castro (Fio de Castro), e do ator e diretor de teatro Reinaldo Vieira.

Para o debate foram convidados o escritor, jornalista e presidente do Conselho Empresarial da Cultura, Ricardo Cravo Albin; músico James Mendonça Martins; músico e cineasta André Luiz Oliveira; músico e percussionista Renato Matos; e a professora de Literatura da Universidade de Brasília (UnB), Sylvia Helena Cyntrão.

A PEC da Música, que será promulgada também na terça-feira e é apontada como parte das comemorações do centenário de Vinicius de Morais, institui imunidade tributária para os fonogramas e videofonogramas musicais produzidos no Brasil, contendo obras musicais de autores brasileiros ou obras em geral interpretadas por artistas brasileiros, além dos suportes materiais ou arquivos digitais que os contenham.

Da Redação em Brasília
Com agências