Livros raros de Eça de Queiroz são doados à Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal de Campinas Ernesto Manoel Zink recebeu, na sexta-feira (11/10), a doação de uma coleção rara do escritor português Eça de Queiroz. Os 15 volumes, datados de 1947, foram entregues pelo jornalista José Carlos Tavares de Lyra ao diretor de Cultura, Gabriel Rapassi, e à coordenadora setorial de Bibliotecas, Rosângela Reis. Os exemplares foram impressos em Portugal e possuem capa de couro.

foto - Luiz Granzotto

A coordenadora Rosângela afirma que essas obras serão destinadas ao setor de Obras Especiais, que abriga exemplares raros ou de grande valor histórico. Tavares herdou a coleção de um amigo, neto do proprietário original da coleção, cujo nome, Antonio Violante, está gravado no primeiro volume. “Isso demonstra que os volumes foram impressos especialmente para ele. Uma coleção como essa tem de ser cuidada e compartilhada, por isso o destino mais adequado é a biblioteca pública”, afirmou o jornalista.

O diretor Gabriel Rapassi explicou que, antes de terem lugar cativo nas prateleiras, os exemplares passarão por um diagnóstico para que sejam avaliados quanto ao estado de conservação e a necessidade de tratamento e higienização.

O acervo do setor de Obras Especiais é composto por 2.179 livros e não podem ser retirados do local. “Essas obras podem ser consultadas e pesquisadas aqui, mas não são emprestadas”, explica a bibliotecária responsável pela área, Elaine Martins.

A coleção doada pelo jornalista é composta pelos títulos: O Crime do Padre Amaro, O Primo Basílio, A Cidade e as Serras – O Mandarim, Os Maias, A Relíquia – A Correspondência de Fradique Mendes, A Ilustre Casa de Ramires, Prosas Bárbaras, Cartas da Inglaterra – Ecos de Paris – Cartas Familiares, Notas Contemporâneas, Última Página – As Minas de Salomão, A Capital, O Conde de Abramos – Alves & Cia e Correspondência, O Egipto – Carta Inéditas de Fradique Mendes e Mais Páginas, Uma Campanha Alegre.

Eça de Queiroz

José Maria Eça de Queiroz foi um importante romancista português do século 19. Nasceu em 25 de novembro, de 1845 na cidade portuguesa de Póvoa de Varzim. É, até hoje, um dos nomes de destaque do realismo português. Suas obras são caraterizadas por retratar o cotidiano, locais, comportamento e os dramas humanos com toque de ironia e humor.

De Campinas, com informações da Prefeitura Municipal