Brasil recebe prêmio internacional por Bolsa Família

O governo brasileiro recebeu prêmio internacional por causa do programa Bolsa Família. A Associação Internacional de Seguridade Social (ISSA) anunciou, nesta terça-feira (15), na Suíça, o país como vencedor do 1º Prêmio Award for Outstanding Achievement in Social Security em reconhecimento ao sucesso do Bolsa Família no combate à pobreza e na promoção dos direitos sociais da população mais vulnerável do Brasil.

Na manhã desta terça-feira, a ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, comentou o prêmio em coletiva de imprensa, no auditório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em Brasília. Ela também falou sobre os 10 anos do Programa.

O prêmio, considerado o Nobel da seguridade social, só é concedido a cada três anos, depois de uma série de pesquisas in loco. A premiação é da Associação Internacional de Seguridade Social (ISSA), com sede na Suíça, fundada em 1927 e reconhecida por 157 países e 330 organizações não governamentais.

O Bolsa Família, que está completando 10 anos de existência no atual formato, foi considerado pela ISSA como "uma experiência excepcional e pioneira na redução da pobreza e na promoção da seguridade social".

Na coletiva, o presidente do Ipea e ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Marcelo Neri, apresentou o estudo inédito "Efeitos macroeconômicos do Programa Bolsa Família: uma análise comparativa das transferências sociais", que será um capítulo do livro Programa Bolsa Família: uma década de inclusão e cidadania, a ser lançado em parceria por MDS e Ipea em 30 de outubro, durante evento comemorativo dos 10 anos do programa.

Da Redação em Brasília
Com informações do Ipea