Evo Morales visita Argentina para se reunir com Cristina Kirchner

O presidente boliviano, Evo Morales, cumpre uma agenda de trabalho apertada nesta terça-feira (15), na Argentina, onde espera se reunir com a presidenta Cristina Kirchner, que está se recuperando de uma operação cerebral. 

Evo Morales e Cristina Kirchner - Univision

"Tenho uma grande inquietude por poder visitar e alentar (Cristina) porque sempre tentamos nos comunicar e nos alentar quando os presidentes têm problemas de saúde", afirmou ontem ao anunciar sua viagem a Buenos Aires.

A chefa de Estado argentina recebeu alta médica no domingo, depois de uma cirurgia para retirada de um hematoma cerebral que, segundo fontes oficiais, surgiu depois de uma queda em agosto passado.

Leia também:
Cristina Kirchner sai do hospital e inicia mês de repouso
Mujica diz que AL precisa da presença "guerreira" de Cristina
A viagem de Morales acontece depois da visita no domingo de seu vice-presidente Álvaro García Linera, que esteve em Buenos Aires para as comemorações pelo Dia da Diversidade Cultural, e participou das festas populares realizadas pela comunidade boliviana, que em Argentina se calcula em mais de 600 mil membros.

Morales visitará também as universidades de Lanús e San Martín onde receberá o doutorado honoris causa, e se reunirá com líderes da emigração de seu país.

A programação da visita indica que Morales apresentará uma dissertação como parte da Cátedra Livre Por uma Comunicação Social para a Emancipação da América Latina.

A Argentina é atualmente, junto com o Brasil, um dos principais mercados do gás natural boliviano, exportações que em junho passado chegaram a 47,66 milhões de metros cúbicos diários.

La Paz e Buenos Aires assinaram em meados desse ano um acordo de exploração de hidrocarbonetos, que também prevê a promoção de estudos sobre o potencial de gás e petróleo não convencionais.

No começo de maio ambas nações assinaram outro acordo marco nos setores energético, nuclear e de comunicação, que permitirá aprofundar o investimento em petróleo, os estudos atômicos e a televisão digital.

O primeiro presidente indígena da Bolívia se reunirá também com grupos de empresários bolivianos em La Plata, com os quais almoçará e depois voará a Buenos Aires, segundo a agenda divulgada.

No começo da noite, antes de voltar a La Paz, o líder boliviano se reunirá com representantes da juventude argentina e prestará homenagem ao ex-presidente Néstor Kirchner, na Casa Pátria Grande, em Buenos Aires.

Da redação do Vermelho,
Com informações da Prensa Latina