País desenvolvido passa por professor valorizado, ressalta Dilma

A presidenta Dilma Rousseff defendeu novamente a valorização dos professores para melhorar a educação no Brasil. Neste 15 de outubro, Dia do Professor, Dilma cumprimentou os profissionais e afirmou que sua missão "precisa ser valorizada por toda a sociedade, especialmente pelos governantes".

Royalties vai garantir educação e independência, afirma Dilma - Presidência da República

A presidenta Dilma Rousseff afirmou em sua conta no Twitter que o professor é a base do desenvolvimento de um país. Ao parabenizar os professores por seu dia, a presidenta disse ser filha de professora e que por isso aprendeu desde cedo a alegria de pensar, estudar e aprender.

“Transmitir o conhecimento é missão que precisa ser valorizada por toda a sociedade, especialmente pelos governantes (…) Educação de qualidade exige professores mais bem formados e melhor remunerados (…) O professor é a base do desenvolvimento de um país. Feliz Dia do Professor!”, afirmou a presidenta.

Dilma aproveitou a ocasião para homenagear seus professores do Colégio Estadual Central, de Belo Horizonte, e também Maria da Conceição Tavares. A presidenta afirmou que Maria da Conceição Tavares fez uma crítica feroz do crescimento com concentração de renda dos anos 1970 e usou sua imensa capacidade de ensinar para ajudar a mudar o país.

“Lá no Colégio Estadual Central fui apresentada ao Velho do Restelo, personagem de Camões, ícone do mau agouro. A vida me ensinou a enfrentar e superar os Velhos do Restelo, que sempre apostam no quanto pior melhor”, disse.

Também nesta terça-feira, em cerimônia de entrega de 1.740 unidades habitacionais no município de Vitória da Conquista, na Bahia, Dilma reafirmou o compromisso do governo com a educação e a valorização do professor.

“Hoje é o dia do professor e temos que cumprimentar os professores, muito importantes para as nossas crianças e nossos jovens. (…) O Brasil, para ter um caminho de crescimento sustentável, seja pela melhoria de vida dos mais pobres, seja para ser uma economia desenvolvida, precisa da educação (…) E obviamente, no Dia do Professor, temos de comemorar dizendo que agora passamos uma lei que determina que os royalties do petróleo, os recursos do Fundo Social, metade deles e 75% dos royalties, nós vamos gastar em educação. Isso é um passaporte para o futuro”, afirmou.

Royalties para a Educação

Na semana passada, Dilma já havia ressaltado a importância dos investimentos em educação no país. Segundo ela, o caminho para o Brasil se tornar uma nação desenvolvida passa pelos investimentos no ensino, com professores "mais bem formados e melhor remunerados". A presidenta defende a utilização dos recursos dos royalties do petróleo para pagar melhores salários aos educadores e melhorar a qualidade da educação básica.

"Não é só o governo, não é só o empresário, é toda a sociedade que deve dar status ao professor, que deve ter remuneração adequada e reconhecimento integral", disse a presidenta.

Escreveu Dilma em seu Twitter. "O professor é a base do desenvolvimento de um país. Feliz #DiaDoProfessor!" e "Educação de qualidade exige professores mais bem formados e melhor remunerados. #DiaDoProfessor!"

Fonte: Blog do Planalto e Portal Terra