Parlatino: João Ananias participa de reunião no Panamá 

Como membro do grupo brasileiro do Parlamento Latino-Americano (Parlatino), o deputado João Ananias (PCdoB-CE) participa, a partir desta quarta-feira (16), até domingo (20), na sede do Parlatino, na Cidade do Panamá, da sessão solene de inauguração do edifício da sede permanente e da 39ª Assembleia Ordinária do Parlatino. 

No dia 16, estão programadas reuniões das comissões de Agricultura e Pesca, Energias e Minas, reunião extraordinária das Comissões de Direitos Humanos; Justiça e Políticas Carcerárias; dos Povos Indígenas; de Igualdade de Gênero e Juventude; Serviços Públicos, Usuários e do Consumidor e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

No dia 19, será realizada a Assembleia Ordinária do Parlatino. O Parlamento Latino-Americano, constituído no dia 7 de dezembro de 1964, na cidade de Lima, Peru, é uma organização regional, permanente e unicameral, integrada pelos Parlamentos Nacionais da América Latina, eleitos democraticamente.

Segundo um dos parágrafos da Declaração de Lima, trata-se de uma instituição democrática de caráter permanente, representativa de todas as tendências políticas existentes nos legislativos e tem como proposta promover, harmonizar e canalizar o movimento em direção à integração latino-americana.

Outros propósitos do Parlatino são estimular o desenvolvimento econômico e social da comunidade latino-americana para que alcance a plena integração econômica, política, social e cultural de seus povos, defender a plena vigência da liberdade, da justiça social, além de zelar pelo fiel respeito aos direitos humanos.

Entre os princípios do Parlamento estão a defesa da democracia, a pluralidade política e ideológica como base de uma comunidade latino-americana democraticamente organizada.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. João Ananias