Tempo é empecilho para a qualidade de vida, diz estudo

A falta de tempo pode ser um sério obstáculo que impede as pessoas de alcançarem um nível mínimo de vida. Essa é uma das conclusões do informe "A inter-relação entre os déficits de tempo e de renda: revisando a medição da pobreza para a geração da resposta de política”, apresentado na última sexta-feira (11), pela Área Prática de Gênero do Centro Regional da América Latina e Caribe do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pelo Instituto Levy, na Colômbia. 

O estudo considerou o déficit de tempo na realização das necessidades diárias de uma família e questionou a suposição de que as pessoas têm tempo suficiente para realizar tarefas como comprar e preparar alimentos, cuidar da casa e das crianças, e considerou ainda o déficit de recursos econômicos que impossibilita pagar outra pessoa para realizar esses serviços. Segundo o documento, a falta de tempo também restringe as oportunidades que podem melhorar a qualidade de vida de uma família.

De acordo com o informe, é necessário promover políticas mais amplas para alcançar sociedades mais equitativas e inclusivas. O documento se baseou na Medida de Pobreza de Ingresso e Tempo elaborada pelo Instituto Levy com apoio do PNUD, que foi aplicada em três países da região. A medida é bidimensional e registra conjuntamente as brechas de ingresso e os déficits de tempo.

Fonte: Adital